O Hemocentro Regional de Marabá lança neste sábado, dia 3 de fevereiro, a campanha de carnaval “No Bloco Salva-Vidas doar sangue é só alegria”. A ação interna será estendida durante a semana, entre os dias 5 a 9, das 7 às 17 horas, no Hemocentro em Marabá.
A iniciativa busca reabastecer o banco de sangue da unidade, além de captar novos doadores que queiram doar pela primeira vez, ou que desejam renovar a experiência de doação. A campanha realizada a cada carnaval, buscar coletar o máximo de bolsas de sangue, e este ano Regiane Avancini Izaias, gerente e responsável pela campanha, fala sobre a expectativa para a ação de 2024.
“No sábado, a meta é de alcançar pelo menos 60 doadores e durante a semana, estipulamos uns 25 a 30 doadores por dia” finaliza.
Leia mais:A doação de sangue é um gesto de amor ao próximo, salva vidas. O sangue é insubstituível, não pode ser fabricado e muitas pessoas que necessitam de sangue dependem do gesto de solidariedade dos doadores. É importante lembrar que para além da campanha, as doações seguem de segunda a sexta-feira das 7 às 13 horas no Hemocentro Regional.
Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos e levar o documento de identificação, se for menor de idade, este deve estar acompanhado de um responsável, além de estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado, e estar em boas condições de sono.
Evite ingerir alimentos gordurosos e bebida alcoólica, se estiver com algum problema de saúde, é importante aguardar a melhora, para assim chegar o momento da doação.
Quando eu não posso doar?
Mulheres gestantes ou que estejam amamentando, hipertensos, anêmicos ou que possuem doenças infecciosas ou transmissíveis não podem realizar a doação, é importante o doador estar atento à sintomas gripais, se caso estiver resfriado aguardar o período de sete dias ou até o desaparecimento total dos sintomas.
Seja um colaborador desta causa, doe sangue e salve vidas, o hemocentro em Marabá fica localizado na Rodovia Tranzamazônica, Quadra 12, s/n – Agrópolis do Incra, para mais informações ou dúvidas entre em contato (94) 3312-9150.
(Milla Andrade)