Correio de Carajás

Hemopa inclui busca por Coronavírus na triagem de doadores

A triagem clínica para doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém, passa a ter avaliação do novo coronavírus a partir desta sexta-feira (6). A medida é uma determinação do Ministério da Saúde. A avaliação inclui também as variações do coronavírus, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

O hemocentro criou uma comissão para a tomada das medidas operacionais de enfrentamento ao vírus. Essas ações incluem capacitação técnica de servidores que atuam no ciclo do sangue, desde captação, coleta, processamento, armazenamento e distribuição para a rede hospitalar.

“Com a inclusão do Covid-19, o processo de triagem estabelecido com a inaptidão temporária para candidatos com histórico de viagem para áreas autóctones, nacionais ou internacionais, é de 30 dias, conferido a partir do último dia de permanência na área visitada. Já em casos confirmados com exames clínico/laboratorial, o candidato fica impossibilitado de efetuar a coleta de sangue por 90 dias, a partir de sua plena recuperação”, explica a enfermeira Luciana Leal, gerente de Triagem Clínica de Doadores do Hemopa,

Leia mais:

Outra situação apontada pela profissional é o caso de candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico da doença pelo mesmo período. Eles terão a coleta suspensa por um mês. O mesmo período de inaptidão vale para aqueles que tiveram contato com casos suspeitos e em avaliação.

(Fonte:G1)