O cerimonial já trabalha na preparação do Carajás Centro de Convenções, em Marabá, para a solenidade regional de posse de Helder Barbalho como govenador do Pará por mais um mandato. O ato repete o que aconteceu há quatro anos atrás, quando ele também realizou a posse regionalmente. Será às 15 horas, no dia 2 de janeiro de 2023, no auditório de mil lugares. São aguardadas as presenças de prefeitos e vereadores de toda a região, deputados, mas, principalmente, o governante tem destacado que aguarda a presença da comunidade em geral, pois será um evento de portas abertas.
Helder foi reeleito nas Eleições de outubro de 2022, com 3.117.276 votos, ou 70,41% do total, se tornando também o primeiro governador da história do Pará reeleito logo no primeiro turno. Junto com ele, toma posse como nova vice-governadora, a senhora Hana Ghassan, de 54 anos. Ela foi secretária de Administração e Planejamento no primeiro governo.
QUATRO SOLENIDADES
Leia mais:Em verdade, serão quatro eventos, cada um em uma região. A primeira será em Belém, às 9 horas da manhã do dia 1º de janeiro de 2023. A solenidade oficial segue o que está previsto no Decreto Federal 70.274, de 9 de março de 1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência.
A posse do governador e vice acontece dentro de uma sessão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), no plenário Newton Miranda, dentro do Regimento Interno daquela Casa de Leis.
Pela ordem, a sessão é aberta pelos deputados estaduais, depois o governador, que aguarda na sala da Presidência da Casa, é encaminhado ao plenário para prestar juramento constitucional. Em seguida, o chefe do Executivo estadual é investido no cargo, com o anúncio de que está empossado, feito pelo presidente da Alepa. Daí, então, se repete todo esse rito com a vice-governadora eleita, Hana Ghassan.
Após o momento em que são empossados, a primeira secretária da Casa faz a leitura do termo de posse. Neste momento, o presidente da Alepa ou outro deputado discursa e, então, é a vez do governador Helder Barbalho proferir seu discurso de posse.
Terminado o ato solene em plenário, só então o governador vai se dirigir para um palanque montado em frente ao Palácio Lauro Sodré, na Praça Dom Pedro II, Cidade Velha, onde receberá a faixa com as cores da bandeira do Pará, que representa simbolicamente a investidura no cargo para o novo mandato. Ali, também, receberá as honras de chefe de Estado, passando em revista às tropas da Polícia Militar.
DEMAIS ATOS
O segundo compromisso de posse será em Marabá no dia 2, como explicado acima. Também nesta data, só que às 18 horas, em Santarém, no Centro Cultural João Fona, Bairro Prainha. A quarta posse será no dia 3, às 10 horas, na Orla de Breves, contemplando a população da Ilha do Marajó. (Patrick Roberto)