Correio de Carajás

Helder se reúne com embaixador Russo em estratégia pela Sputnik V

Governador Wellington Dias (e); embaixador Alexey Kazimirovitch; Helder Barbalho e senador Humberto Costa

VACINA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Governador foi a Brasília continuar os esforços para aumentar o número de vacinas contra a covid-19 e acelerar a imunização

A fim de ampliar as ações estratégicas para combater e prevenir o avanço da Covid-19 no Pará, o governador Helder Barbalho participou nesta terça-feira (4) de uma reunião no prédio da embaixada da Rússia no Brasil, em Brasília (DF). O objetivo foi facilitar o diálogo entre o Instituto Gamaleya, produtor da vacina Sputnik V, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que seja possível aumentar as opções de imunizantes disponíveis no Brasil e reforçar o combate ao novo coronavírus.

De acordo com Helder Barbalho, a reunião visou favorecer o diálogo, para garantir que os questionamentos da Anvisa sobre o imunizante – já aceito pela comunidade científica de vários países – possam ser plenamente esclarecidos.

“O objetivo é que possamos mediar e facilitar a interlocução entre a Agência Brasileira de Vigilância com o Instituto Gamaleya. A intenção é que, estando esclarecidas as dúvidas e mostrando a eficácia desta vacina, que já está sendo aplicada em 62 países, nós possamos incrementar a oferta de vacinas com a Sputnik. Desta forma, ampliaremos a quantidade de vacinas disponíveis para a população brasileira”, informou o governador do Pará.

Leia mais:

O Fundo Soberano Russo (RDIF) se comprometeu em responder todos os questionamentos necessários, para que o imunizante atenda à metodologia determinada pela Anvisa.

O governo do Estado trabalha para avançar a imunização no território paraense. A vacina Sputnik V só será adquirida após a liberação pela Anvisa. Desde março deste ano, o Governo do Pará formalizou interesse na aquisição de 3 milhões de doses da vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. A previsão inicial de entrega dos imunizantes era abril. No entanto, a Anvisa ainda não autorizou a importação da vacina russa, em caráter excepcional, solicitada pelos governos de vários estados.

Ação no Supremo – A Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE) aguarda também a avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ação ajuizada no último dia 26, solicitando, em caráter de urgência, autorização para que o Estado importe doses da vacina russa Sputnik V, que possui registro perante a autoridade sanitária russa e licença emergencial para uso em diversos países.

A Ação Civil Originária nº 3507 (ACO 3507) foi proposta contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, considerando a ineficiência do Plano Nacional de Imunização (PNI) por parte do governo federal.

A reunião teve ainda a participação do governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio dos Estados do Nordeste; do embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Kazimirovitch, e do senador Humberto Costa (PT-PE).

(Agência Pará)

Comentários

Mais

Brasil: Cinco municípios elegem seus prefeitos hoje

Brasil: Cinco municípios elegem seus prefeitos hoje

Os eleitores de cinco municípios irão às urnas hoje (13) para eleger seus prefeitos. Em Sidrolândia (MS), Nova Pata do…
Mourão diz que Bolsonaro autorizou nova operação militar na Amazônia

Mourão diz que Bolsonaro autorizou nova operação militar na Amazônia

O vice-presidente Hamilton Mourão disse hoje (11) que o presidente Jair Bolsonaro autorizou uma nova operação das Forças Armadas para combater crimes…
CPI aprova quebra de sigilos de e-mails e ligações de Pazuello, Ernesto Araújo e de ‘gabinete da Saúde paralelo’

CPI aprova quebra de sigilos de e-mails e ligações de Pazuello, Ernesto Araújo e de ‘gabinete da Saúde paralelo’

Impedida por uma decisão judicial de ouvir o depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima, a Comissão Parlamentar de Inquérito da…
Dois congressistas bolivianos trocam socos e chutes

Dois congressistas bolivianos trocam socos e chutes

Dois congressistas bolivianos da situação e da oposição trocaram socos e chutes nesta terça-feira (8) durante uma sessão pública que…
TCU afasta auditor que preparou estudo falso sobre covid-19

TCU afasta auditor que preparou estudo falso sobre covid-19

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, autorizou a abertura de processo administrativo disciplinar contra o…
Conselho de Ética aprova perda de mandato da deputada Flordelis

Conselho de Ética aprova perda de mandato da deputada Flordelis

O Conselho de Ética da Câmara decidiu nesta terça-feira (8), por 16 votos a 1, cassar o mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ),…