Correio de Carajás

Helder promete seguir com a interiorização

Em posse simbólica em Marabá, governador reeleito também destacou Meio Ambiente e apoio e parceria com municípios

O governador Helder Barbalho na solenidade de ontem, em Marabá/ Fotos: Evangelista Rocha

O Pará vai seguir ampliando a parceria com os municípios das regiões sul e sudeste do Estado, sobretudo com infraestrutura. De outro lado, a questão ambiental estará sempre à frente dos projetos. É o que destacou Helder Barbalho durante cerimônia em Marabá na tarde desta segunda-feira (2) marcando a sua posse para o segundo mandato consecutivo como governador. Foi com auditório lotado de apoiadores, prefeitos, vereadores e população em geral no Carajás Centro de Convenções.

Auditório de mil lugares esteve lotado na cerimônia

Helder já havia feito seu juramento e assumido oficialmente o mandato na véspera, no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, mas também fez questão de realizar as chamadas posses regionais, uma delas em Marabá, como forma de prestigiar o eleitorado do interior. A cerimônia foi rápida, com discurso apenas dele e marcado por falas aos vários setores da sociedade, como serviço público, área da saúde, segurança pública, produção, agronegócio, população indígena e quilombola.

Leia mais:

Ao lado do governador, no palanque, a vice-governadora Hana Ghassan, deputados como Chamonzinho, aqui da região, prefeitos como o de Marabá, Tião Miranda; de Curionópolis, Mariana Chamon e de Xinguara, Dr. Moacir; o secretário regional de governo, João Chamon Neto, vereadores de toda a região e autoridades do âmbito do Estado.

Helder e primeira-dama Daniela com a prefeita Mariana e o deputado Chamonzinho

“Nós temos o compromisso de governar para todas as regiões do Pará, governar para todos os 144 munícipios do Estado. Nós reafirmamos esse compromisso, de fazer um governo que seja municipalista, que leve desenvolvimento a todas as regiões e leve em conta as peculiaridades de cada cidade e que governe a partir dos anseios e demandas locais”, disse durante entrevista coletiva.

Saúde, educação, ampliação da infraestrutura rodoviária, investimentos para produção rural e a questão ambiental foram os pontos principais levantados pelo governador.

Sobre o meio ambiente, ele pontuou que continuará dando apoio para o autêntico produtor rural: “Queria destacar a pauta ambiental e uma mensagem muito clara a esta região, que tem por vocação a produção. Nós continuaremos firmes, apoiando o produtor rural, apoiando quem produz, apoiando quem faz a sua atividade, a pecuária, a agricultura. Porém, mando uma mensagem a essa região: nós não aceitaremos e não compactuaremos com crimes ambientais”.

Helder passa a tropa em revista no Centro de Convenções

SAÚDE

Em seu discurso, que durou pouco mais de dez minutos, Helder ressaltou o trabalho realizado em seus primeiros quatro anos de mandato, além de verbalizar seus planos de governo para a região sul e sudeste do Estado. A novidade, na área da saúde, é a construção de um Hospital Materno Infantil para essa mesorregião, em Marabá, em 2023. Além disso, o governador reeleito destacou a ampliação do Hospital Regional Público do Sudeste Doutor Geraldo Veloso, cujas as obras para implantação do setor de oncologia iniciaram no último mês de agosto.

“Para que pacientes daqui (de Marabá) não precisem sair para procurar tratamento em Belém ou Tucuruí para serem assistidos”, destaca.

SEGURANÇA

Sobre segurança pública, Helder salientou a redução de 48% de crimes violentos letais e intencionais no Estado e asseverou que pretende aumentar a quantidade de quarteis, delegacias e estruturas de segurança e aproveitou para evidenciar o 1º Batalhão Rural do Estado, implementado no município em 2022.

Helder confirmou ainda a construção da Usina da Paz, projeto do governo que já foi implantada na região metropolitana de Belém, Parauapebas e Canaã dos Carajás e que será disseminada em outras 40 grandes cidades do interior do Pará, incluindo Marabá.

“Desejo que o nosso governo possa ter a parceria do governo federal para que possamos solucionar pautas fundamentais aqui mesmo na região sul e sudeste do Estado, como por exemplo o derrocamento do Pedral do Lourenço; investimentos em estradas como a pavimentação e recuperação da BR-155, entre Marabá e Xinguara”, finaliza.

POSSE SIMBÓLICA

Repetindo o ato realizado em 2019, Helder e Hana trouxeram a cerimônia de posse para além das fronteiras da capital, Belém. Outras três cidades paraenses foram escolhidas para serem palco da solenidade: Marabá, Santarém e Breves.

Em solo marabaense, a faixa governamental foi entregue por três representantes do povo: Ana Paula Nazaré da Silva, estudante do ensino médio na escola Anísio Teixeira; Tião Branco, presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Marabá e Cubeí Kayapó, liderança indígena da Aldeia Korotire.

Estudante, indígena e sindicalista colocaram faixa no governante

REGIÃO

Deputado aqui da região de Carajás e o mais votado nas eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa, Chamonzinho falou à reportagem sobre a importância do: “Eu acho importante essa sensibilidade do governador em vir prestigiar a nossa região com esta solenidade, reafirmando o seu compromisso com a nossa região”.

Sobre como vislumbra a relação entre o governo do Estado e o Poder Legislativo em vista dos desafios dos próximos anos, Chamonzinho respondeu: “Deverá ser uma relação harmoniosa, como foi nos últimos quatro anos. O parlamento sempre em parceria com o Poder Executivo para que as políticas públicas possam ser executadas no Estado e alcancem quem mais precisa”.

Já a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, celebrou o pacto que o governador renova para com os municípios da região e vê que há muito a avançar. Na visão dela, Helder tem mantido parceria importante com as prefeituras e deve intensificar essa relação nos próximos anos. (Luciana Araújo)