Neste sábado (23), o governador Helder Barbalho esteve em Marabá para fazer a entrega de 19 leitos de UTI — com respiradores, ventiladores e bombas de infusão — e do prometido tomógrafo computadorizado. Os equipamentos foram instalados no Hospital de Campanha, que agora conta com 30 leitos de terapia intensiva e mais 90 clínicos, para pacientes menos graves.
A medida integra as estratégias do governo que visam a reforçar a rede hospitalar no combate ao novo coronavírus, com a ampliação da oferta de leitos em todas as regiões do estado. Na ocasião, Helder falou de modo breve para a imprensa, por meio de sua comunicação oficial.
“Nós identificamos que, aqui, o perfil dos pacientes demanda leitos de UTI, e por isso, o estado tem buscado fazer todas as ações necessárias para garantir esta ampliação”, sustentou Helder. “Nós estamos triplicando o número de leitos de UTI a partir de hoje, para garantir que os pacientes tenham acesso a este tratamento”, enfatizou o governador.
Leia mais:Os equipamentos fazem parte da remessa de 130 respiradores que o Pará recebeu na sexta-feira (22), por meio de articulação com o Ministério da Saúde e da recuperação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Dos 90 leitos clínicos instalados no Hospital de Campanha de Marabá, 72 estão ocupados, com a regulação encaminhando pacientes para o atendimento. Via Twitter, a Sespa informou que dez pacientes ocupam leitos de terapia intensiva na unidade.
Além do reforço dos novos respiradores, a população de Marabá e da região agora conta com o suporte de um tomógrafo e de uma ambulância UTI, como explica Helder.
“Também quero registrar que, a partir de hoje, começa o funcionamento do tomógrafo, que está aqui à disposição, seja para os pacientes que estão internados, mas também para a rede de saúde regional. Além disto, na terça-feira, dia 26, o governo remeterá para cá [Marabá] uma ambulância UTI, que ajudará na remoção dos pacientes dos municípios do entorno”, afirmou ele.
De acordo com o governador, a proposta é seguir reforçando a estrutura para o enfrentamento da doença e descentralizando os leitos na região.
“Estamos descentralizando o atendimento no Sul e Sudeste, com o convênio firmado com o município de Redenção, para garantir que seja viabilizado um Hospital de Campanha na região do Araguaia, e fortalecendo os leitos de UTI para o Hospital Regional de Tucuruí, para que esta região possa estar adequada no enfrentamento da covid-19”, finalizou Helder. (Vinícius Soares, com Ag. Pará)