Ovacionado pela população ali presente, o governador Helder Barbalho descerrou a placa de inauguração da agora Rodovia Municipal Ricardo Fernandes da Silva, mais conhecida como Estrada da Carne de Sol, no fim da tarde de quinta-feira, dia 8 de outubro. A obra de pavimentação de uma das mais importantes vias de acesso entre o Pará e o Maranhão, rota de entrada e saída de carga, foi orçada em R$ 12 milhões, por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Abel Figueiredo.
A pavimentação da estrada, que foi aberta há 47 anos, constitui sonho antigo dos residentes da localidade e de caminhoneiros, principais utilizadores do canal de integração das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A vicinal tem 8,57 quilômetros de extensão, da Vila de Carne de Sol, no Pará, até a divisa com o município de São Pedro da Água Branca, no Maranhão.
Para o motorista Luís Antônio Vieira, a pavimentação da estrada era um desejo antigo da comunidade, visto que a poeira da estiagem dificultava a visão dos motoristas e a lama do período chuvoso embargava a trafegabilidade. “Antes era lama, poeira e crime. Agora é asfalto, qualidade e rapidez”, define o senhor.
Leia mais:Para se ter uma ideia, seu Luís, que reside em São Pedro da Água Branca, antes percorria a mesma distância em cerca de 15 minutos. Agora, segundo ele, o trajeto até a BR-222 é cumprido em pouco mais de cinco – 200% de otimização da viagem. Além disso, a obra confere mais segurança aos motoristas, com a instalação de dispositivos de segurança e o encolhimento de curvas e ladeiras acentuadas.
Em sua fala na esteira de inauguração, Helder parabenizou a comunidade e a empresa executora da obra viária. “Esta é uma obra importante não apenas para Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins, mas para toda a região, porque facilita a vida das pessoas, garante segurança para quem trafega, escoa a produção e diminui o custo do frete”, enfatizou o governador.
Durante a entrega, o governador relembrou que o convênio firmado em maio previa que o município de Abel Figueiredo teria até março de 2021 para concluir a obra, mas os trabalhos foram acelerados para que a população local, que esperava há décadas pela pavimentação da via, tivesse acesso mais rápido a condições de transporte mais seguras.
O deputado estadual Chamonzinho, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e um dos articuladores do convênio, salientou a necessidade antiga em se pavimentar o acesso. “Além de importante, esta é uma intervenção necessária para todo o povo, porque faz com que o desenvolvimento chegue aos rincões do Sul e Sudeste do Pará. Os utilizadores do acesso trafegarão com mais agilidade”, reforçou o edil.
A via, que homenageia no nome um dos responsáveis por facilitar o acesso na década de 70, é estratégica para o Sul e Sudeste do Pará. Além da pavimentação, a estrada recebeu sistema de drenagem de águas pluviais, base, sub-base, terraplanagem, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.
Acompanharam o governador na solenidade de descerramento da placa o deputado estadual Chamonzinho; a deputada federal Elcione Barbalho; o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto; o secretário interino de Transportes, João Bosco Lobo; o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Adler Silveira; entre outros.
SUA CASA
Na mesma agenda de trabalho, o governador Helder Barbalho também entregou benefícios do programa habitacional “Sua Casa”, administrado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), para famílias de Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins. Ao todo, foram cedidos 70 cheques para a construção e reforma de casas.
O investimento da primeira etapa do auxílio na região da Carne de Sol está calculado em mais de R$ 700 mil, contemplando também o custeio da mão de obra pelas famílias. O presidente Adler Silveira alerta para o uso com seriedade do recurso. “Atentem para a prestação de contas e utilizem o benefício com sabedoria, comprando os materiais nos seus respectivos municípios”, pediu ele.
O uso consciente do incentivo do Programa Sua Casa também foi realce no discurso, aclamado, da deputada federal Elcione Barbalho. Ela demonstrou inquietude com a prestação de contas por parte dos favorecidos e requereu que todos guardem as notas fiscais da aquisição dos materiais. “Muita responsabilidade”, sintetizou.
Acompanhado da esposa, Josias Silva Paixão foi um dos que receberam cheques do benefício habitacional. Morador de Bom Jesus do Tocantins, ele espera poder continuar a construção da moradia nesta primeira etapa. “Minha casa está inacabada e, graças a Deus e ao governador, poderei continuar a obra”, agradece. (Da Redação)