Correio de Carajás

Helder entrega mais de 300 Cheques Moradias em Curionópolis

“Vou reformar, comprar materiais, a única coisa a dizer é que estou muito feliz e só tenho a agradecer, há mais de cinco anos espero por isso”, comemora emocionada Antônia Ferreira, que vive atualmente com o marido e um filho em um espaço pequeno. Para o próximo ano, entretanto, a expectativa é mudar radicalmente de vida. “Será um 2020 diferentíssimo para mim”, garante.

Ela é parte de uma das mais de 300 famílias que foram beneficiadas nesta sexta-feira (27) pelo Programa Cheque Moradia na sede de Curionópolis e no distrito de Serra Pelada, pertencente ao mesmo município, no sudeste do Pará.  Os cheques moradias integram a política habitacional desenvolvida pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), possibilitando a famílias de baixa renda e vulnerabilidade social o acesso a recursos para construção, ampliação ou reforma de imóveis.


Erenita poderá finalmente melhorar o barraco onde vive há anos

Em Serra Pelada, Erenita Ferreira da Silva, conhecida como Nita dos Véio, conta histórias de uma vida sofrida na localidade que pouca atenção recebe. Ela vive em um “barraquinho”, como define, onde diz ser feliz com o que tem, mas reconhecendo as dificuldades. “A vida não é fácil aqui na Serra, mas a gente vive, meu marido e filho trabalham na juquira, de bico, dá umas diárias que a gente compra arroz e feijão pra não morrer de fome”, declara, acrescentando que as coisas melhoraram desde quando recebeu a notícia do benefício. “Meu coração tá muito feliz, já lutei, nunca me deram nada e agora vou receber em nome de Jesus”.

Leia mais:

Iracema Machado, moradora da zona urbana, possui uma lesão na coluna e não pode mais trabalhar. Ela também é uma das beneficiárias do programa. “Como eu fiz planos pra essa casa nova!”, relembra. “Já imagino como vai ser, ter pelo menos um lugar pra eu morar embaixo, agora eu consegui”, diz a mulher que vive na cidade desde 1980 e agora realiza um sonho. Entre os beneficiários estão pessoas em tratamento de doenças, idosos, vítimas de incêndio, pessoas com deficiência, mulheres mantenedoras do lar e pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Iracema Machado: “Já imagino como vai ser, ter ao menos um lugar pra morar embaixo”

ENTREGA

O governador Helder Barbalho participou da cerimônia de assinaturas dos cheques entregues à população de Curionópolis por intermédio do deputado Chamonzinho. “É extremamente importante essa ação que nós estamos trazendo para cá em parceira com o governo do estado, com a Cohab. Pedimos ao governador, falamos da necessidade e da importância que é a moradia para o povo de Curionópolis e da carência das pessoas por moradia”, afirmou o parlamentar, acompanhado da esposa, Mariana Chamon, bastante atuante na área da promoção social.

“Quero agradecer a Deus por poder participar de um momento tão especial e histórico para o nosso município, nunca aconteceu isso aqui em Curionópolis. Dizer que como mãe compartilho da alegria de cada pai e mãe de família que recebe esse cheque hoje, tenho certeza que a partir de hoje as famílias beneficiadas viverão novo tempo”, declarou.

Chamonzinho, por sua vez, relembra que a luta por habitação é uma bandeira antiga, tendo sido responsável por um residencial popular na cidade. “Como prefeito fizemos aqui a Chamolândia, entregamos lote, entregamos casa gratuitamente e hoje podemos entregar junto com o governador mais de 300 cheques moradias. Com certeza vai melhorar a vida das pessoas, melhorar as condições de moradia dos cidadãos da nossa querida Curionópolis”.

Para ele, o ato nesta data pode ser considerado um presente de final de ano à comunidade. “É um prazer imenso encerrar o ano dando esse presente à população, acredito que é um presente que o Governo do Estado do Pará, nós do governo Helder, estamos trazendo para Curionópolis”, diz.

Já o governador falou da emoção de poder ajudar às pessoas necessitadas. “São mais de 300 famílias que estão recebendo cheques moradias, melhorando sua casa, reformando sua unidade habitacional, realizando sonhos das pessoas, fico profundamente feliz em saber que essa ação do governo permite a mudança na vida dessas pessoas”, disse. Uma destas é Antonia Jordana, nascida no Maranhão, mas criada em Curionópolis.

“É muita felicidade receber esse cheque, receber a minha casa para morar com meus filhos”, afirma, relatando que atualmente mora pagando aluguel junto do companheiro e de seis filhos, sendo um deles recém-nascido. “Vou ter meu sonho realizado, de ter minha casa para meus filhos e dar mais conforto para eles, só agradeci”, finalizou. (Luciana Marschall, Tina Santos e Theiza Cristhine)