O governador do Estado Pará, Helder Barbalho, entregou à Vale na tarde desta sexta-feira (27) a Licença de Instalação do Empreendimento de Extração e Beneficiamento Serra Leste, em Curionópolis. O evento aconteceu na igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, no município da região sudeste paraense. Participaram da cerimônia a prefeita eleita da cidade, Mariana Chamon, o deputado estadual Chamonzinho e o Secretário Regional de Governo, João Chamon Neto.
Helder destacou ao Correio de Carajás que este é um projeto estratégico que garantirá o desenvolvimento da vocação minerária do município de Curionópolis, particularmente em Serra Pelada. A partir de agora, imediatamente a Vale poderá instalar sua estrutura gerando um total de 1.400 empregos diretos e permitindo o aquecimento para a região, além de oportunidades para a população.
“Nós queremos que os empregos sejam locais para ajudar as pessoas que moram na região”, disse Helder, defendendo que além da licença de instalação é fundamental fortalecer uma ampla parceria público-privada entre Governo do Estado, a Prefeitura de Curionópolis e a Mineradora Vale para melhorar a vida das pessoas que moram em Serra Pelada. “Não é correto, ao mesmo tempo que se tem tanta riqueza, que ainda se conviva com tanta pobreza”, destacou.
Leia mais:O deputado Chamonzinho citou que o ato marcará a história do município e do Pará, pois essa é uma luta antiga do político que não foi adiante na gestão estadual anterior. Agora, porém, se tornou realidade pelas mãos do governador Helder. Chamonzinho ressaltou a importância dos empregos que serão gerados pela mineradora e que sejam priorizados aos trabalhadores locais.
A prefeita eleita, Mariana Chamon, disse que por conta de uma gestão que não respeitou os moradores de Curionópolis, mais do que nunca a população precisa de cuidados. “O projeto funcionando é de extrema importância para que a gente possa também realizar um sonho que se estende por quarenta anos, o sonho do asfalto da Estrada para Serra Pelada”, adianta.
João Chamon parabenizou o governador por viabilizar a luta antiga, “retomando assim o curso do desenvolvimento que irá transformar a realidade local”.
O governador Helder Barbalho destacou, ainda, que a reconstrução da PA-275 de Parauapebas a Curionópolis está sendo feita com recursos próprios do Governo do Estado e que será concluída até Eldorado do Carajás. “Vocês estão recebendo a Licença de Instalação para iniciar a mineração de vocês e aqui vocês têm várias condicionantes. Por coincidência, a condicionante número 15 diz que se não pavimentar a estrada que liga a PA-275 ao distrito de Serra Pelada, perde a licença”.
A Vale emitiu nota informando que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), concedeu a Licença de Instalação (LI) para o retorno e ampliação das operações em Serra Leste. O projeto estava paralisado desde janeiro de 2019, após ter atingido o limite da área até então licenciada para a extração do minério de ferro.
“Nas próximas semanas serão realizadas manutenções para a retomada segura das operações em dezembro. Serra Leste, com capacidade de produção de 6 Mpta, tem expectativa de produção de cerca de 4-5 Mtpa em 2021, atingindo sua plena capacidade em 2022, seguindo o ramp-up programado das atividades de retomada. O projeto de expansão, que consiste na adaptação e repotencialização da usina existente, permitirá a ampliação da capacidade para 10 Mpta, com start-up previsto para o primeiro semestre de 2023. O retorno de Serra Leste é mais um passo na estabilização de produção de minério de ferro e no caminho para o retorno da capacidade produtiva de 400 Mtpa”, diz a mineradora. (Theiza Cristhine)