Nesta quinta-feira, 25, o governador Helder Barbalho vai passar o dia no sudeste do Pará, onde cumpre agenda com cinco compromissos em três cidades da região. Ele inicia por São Geraldo do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins, onde fará o lançamento do Plano de Manejo Integrado do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e APA Araguaia.
Além disso, o governador fará a inauguração do Memorial de Fotografia da Serra das Andorinhas, localizado na sede regional administrativa do Ideflor-Bio, na Avenida Brasil, na cidade de São Geraldo.
O Memorial de Fotografia reúne um vasto acervo de imagens que destacam a diversidade da fauna e flora local, além dos principais atrativos turísticos, como cachoeiras, cavernas e mirantes. Também estão registradas as comunidades que vivem nas proximidades do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia. Esse conjunto de fotos proporciona uma visão abrangente das belezas naturais e culturais da região, fortalecendo a identidade local e o interesse pelo ecoturismo.
Leia mais:A ideia de construir o memorial surgiu com o objetivo de ampliar a divulgação da Serra das Andorinhas como um importante roteiro ecoturístico e um espaço para pesquisas científicas. Além disso, o memorial servirá como um recurso educacional para alunos da rede pública, acadêmicos e a população em geral, incentivando a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
“O parque é uma região montanhosa, de difícil acesso. Estamos oferecendo às pessoas que não conseguem chegar a essa Unidade de Conservação as imagens das belezas que existem ali, com cachoeiras, sítios arqueológicos, praias, festejo religioso, entre outras manifestações. Crianças e adultos que desejarem conhecer a Serra das Andorinhas por fotografias antes mesmo de irem ao local, também poderão visitar esse salão”, explica ela.
Sua elaboração representa um marco importante para o Estado, resultante do trabalho conjunto do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), da comunidade local e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). Esta revisão do Plano de Manejo de 2006 e a criação da primeira versão para a APA são essenciais para garantir a manutenção dos recursos naturais e culturais presentes nessas regiões.
Com a metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Plano de Manejo valoriza o conhecimento local e a experiência das comunidades. Cientistas, educadores, gestores públicos, guias turísticos e moradores tradicionais contribuíram ativamente para a construção do documento, que se destaca pela ênfase na educação ambiental, turismo sustentável, pesquisa científica e bioeconomia.
Vale ressaltar que a localização estratégica das Unidades de Conservação, na transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, e sua rica biodiversidade, tornam a manutenção dessas áreas cruciais. Além disso, as UCs abrigam sítios arqueológicos de grande valor histórico e cultural, e uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil, reforçando seu potencial para o ecoturismo e turismo científico.
Além disso, o Plano de Manejo Integrado será uma referência para a tomada de decisões na gestão das UCs, orientando ações de monitoramento, fiscalização e desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Esse documento é fundamental para equilibrar a preservação ambiental com o bem-estar das comunidades locais, promovendo uma verdadeira sustentabilidade.
Após a cerimônia de entrega, o documento estará disponível de forma física na sede do Ideflor-Bio em São Geraldo, e a versão digital no site do Ideflor-Bio. Serão enviadas cópias para as instituições governamentais e não governamentais que compõem o Conselho Gestor do Parque e da APA Araguaia.
PASSADINHA EM PIÇARRA
De lá, o governador Helder Barbalho seguirá para o vizinho município de Piçarra, onde vai inaugurar a Escola de Ensino Fundamental e Médio Alice Silveira Lima, no centro da cidade.
CIRETRAN EM MARABÁ
De lá, o governador voa para Marabá, onde tem dois compromissos. O primeiro será a reinauguração da sede da Ciretran, na Folha 32, Nova Marabá. As obras de reforma ajudaram a melhorar o atendimento à população, garantindo padrão de qualidade e oferecendo um ambiente moderno, seguro e acolhedor para os usuários.
A Ciretran de Marabá atende, em média, 350 pessoas todos os dias e desempenha um papel crucial no atendimento à Região de Integração Carajás, beneficiando cerca de oito municípios vizinhos como Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Nova Ipixuna, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará e Piçarra.
A nova Ciretran de Marabá conta com uma área de espera muito maior para os usuários que irão realizar a prova prática, antes e depois dos exames. Outra novidade é a expansão da área destinada à vistoria, visando agilizar e melhorar o processo para os usuários.
BORA ESTUDAR
Logo em seguida, no Carajás Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho vai participar de uma cerimônia para entrega da Bonificação do Programa Bora Estudar. O programa tem como objetivo ceder créditos de R$ 10.000 para construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional dos estudantes, no âmbito do Programa “Sua Casa – Estudante”.