Correio de Carajás

Helder entrega Centro de Hemodiálise do Hospital Regional em Marabá

Helder entrega Centro de Hemodiálise do Regional

Cumprindo um dos compromissos do seu governo, o governador Helder Barbalho desembarca na tarde de hoje (26) em Marabá para o ato de instalação do Centro de Hemodiálise Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Geraldo Veloso. Finalmente os pacientes renais da região terão acesso a esse importante equipamento de saúde, que levou dois anos de obra no governo anterior e foi inaugurado de forma simbólica, sem nunca ter entrado em funcionamento desde então. A situação, na época, revoltou os pacientes, que se sentiram enganados.

Helder, quando candidato, denunciou a demora na obra e o desinteresse do governo Simão Jatene em colocar a nova ala em funcionamento, principalmente pelos custos operacionais envolvidos.

O Centro de Hemodiálise é um investimento de mais de R$ 1,7 milhão, e possui 20 máquinas, redundando em capacidade de atendimento de 114 pacientes por mês, produzindo uma média mensal de 1.500 sessões. Devem ser feitas, por paciente em média, três vezes por semana, cada sessão dura cerca de 4 horas.

Leia mais:

A solenidade está marcada para às 16 horas, quando o governador pretende, ainda, fazer uma visita a todas as instalações do hospital para conhecer a estrutura.

SOBRE A UNIDADE

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

O hospital é administrado pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar.

AGENDA DO GOVERNADOR

Em seguida ao ato do Regional, Helder vai à Marabá Pioneira, junto com o prefeito Tião Miranda, para entregar quatro leitos de UTI Neonatal que o Estado doou ao Hospital Materno Infantil de Marabá. O advento destes leitos deve mudar a história daquela unidade de saúde, conferindo mais segurança aos procedimentos e aos pacientes.

De lá, governador e prefeito partem para a Folha 13 da Nova Marabá, para inaugurar as obras de reforma, ampliação e adequação do Colégio Cívico-Militar Rio Tocantins, no antigo Caic, uma parceria entre Estado e Município, que dividem o espaço com turmas do ensino fundamental e médio. (Da Redação)