Correio de Carajás

Helder é confirmado na transição do governo Lula: ‘muito otimista’

Governador do Pará acompanha o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva na COP-27 e diz que deve priorizar 'novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia' na transição.

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chega para a COP27 no Egito — Foto: Peter Dejong/AP

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi anunciado como integrante da equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro (PL) para o o governo Lula (PT). O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (16).

Em suas redes sociais, Barbalho disse que está “muito otimista com os novos desafios” e agradeceu o convite feito por Alckmin para compor grupo de desenvolvimento regional.

“Juntos vamos pensar o desenvolvimento regional do país. Além de ter sido ministro da Integração Nacional, temos a contribuição sobre um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia”, publicou.

Leia mais:

Alckmin fez o anúncio na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde trabalha a equipe de transição. Entre os presentes ao anúncio também estavam a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante.

Ex-governador de São Paulo, Alckmin foi nomeado coordenador da equipe de transição e tem feito frequentes anúncios sobre os demais integrantes, as áreas em que atuarão e as funções que deverão exercer.

Entre os nomes anunciados nesta quarta estão os de governadores, ex-governadores, deputados, senadores, ex-parlamentares, ex-ministro especialistas em diversas áreas e lideranças indígenas.

Foram anunciados, por exemplo: Marina Silva, Izabella Teixeria, Flavio Dino, Camilo Santana, Helder Barbalho, Paulo Câmara, Randolfe Rodrigues, Omar Aziz, Neri Geller, Kátia Abreu, Helena Chagas, Miguel Rossetto, Manoela D’Avila, Hélio Doyle, Andre Janones, Tereza Cruvinel, Florestan Fernandes Junio, Sônia Guajajara, Aloysio Nunes Ferreira, Celso Amorim e Marcelo Freixo.

Após o anúncio, Alckmin concedeu uma entrevista coletiva na qual disse que o governo Lula não será “gastador”, mas que é preciso garantir a rede de proteção social.

COP-27

 

Lula e Helder chegaram juntos a painel de economia sustentável da 27ª Conferência das Partes da Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27) nesta quarta-feira, no Egito. No evento, o presidente eleito recebeu uma carta de compromisso por agenda comum de transição climática para Amazônia do governador.

Durante a entrega da carta, o governador Helder Barbalho pediu a Lula que pudesse propor à cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) a realização da 30º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas na região da Amazônia, em 2025.

“Queria lhe pedir que o senhor (Lula) possa oferecer a Amazônia para sediar a COP em 2025, COP 30, para que nós possamos levar o planeta para debater a Amazônia. Não conhecendo a Amazônia pelas redes sociais, conhecendo a Amazônia pela distância livros ou do acesso à informação pelas redes. Mas conhecendo a Amazônia, e o seu povo, com o pé no chão e olhando pra nós de frente e construindo conosco uma Amazônia viva com sustentabilidade e com justiça social aos povos da Amazônia “.

Lula na COP 27 — Foto: Emilie Madi/Reuters
Lula na COP 27 — Foto: Emilie Madi/Reuters

(Fonte:G1)