O governador do Pará, Helder Barbalho, visita Marabá pela segunda vez, em menos de oito dias, para acompanhar o trabalho que está sendo feito em relação ao atendimento aos atingidos pela enchente dos rios Itacaiunas e Tocantins.
Mobilizando todo o Governo do Estado para atender o município de forma rápida e eficaz, consultórios móveis do Programa TerPaz foram deslocados para Marabá com o objetivo de acolher exclusivamente as pessoas atingidas pela enchente, prestando serviços de saúde e emissão de documentos.
Em entrevista ao Correio de Carajás, o secretário de governo, João Chamon Neto, informou que foi iniciada a Operação Cidadania e Saúde, com atendimentos médicos, vacinas e distribuição de kits de higiene bucal. “As pessoas que estão nos abrigos estão sendo deslocadas para cá para receber esses atendimentos. A partir de quinta-feira (20), essa estrutura será deslocada para os locais mais próximos dos abrigos, e permanecerão em Marabá o tempo que for necessário”, ressalta.
Além disso, equipes que atuam na emissão de documentos da Polícia Civil estarão emitindo novas vias para quem perdeu tudo com a enchente.
João Chamon explica que após o cadastramento na Defesa Civil de Marabá, as pessoas que estão nos abrigos serão encaminhadas para o Centro de Convenções para o atendimento médico e logo levadas para o banco, para receber o benefício do auxilio financeiro emergencial, de um salário mínimo. “Tudo rápido e urgente, como determinou o governador”, pontua.
O secretário ressalta que foi autorizado a construção de mais abrigos, quantos forem necessários, para as pessoas que ainda estão precisando de apoio. “O governo está trabalhando para atender a população. Recebemos um informativo da Eletronorte que haverá uma diminuição na subida do rio”.
Leia mais:Nesta quinta-feira (20), a estrutura de atendimento estará na Escola Plínio Pinheiro, que será um ponto fixo, e na Praça da Folha 33, Nova Marabá. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a população deve se dirigir ao Núcleo de Educação da Nova Marabá e ao Novo Horizonte. Já no domingo (23), os serviços estarão disponíveis na Escola Nossa Senhora de Fátima, em São Félix.
(Ana Mangas e Chagas Filho)