Correio de Carajás

Helder abre o governo itinerante, que está agora em Santarém

Até a próxima sexta-feira (23), o Governo do Estado está, oficialmente, sediado em Santarém, no oeste paraense. É o programa “Governo Por Todo o Pará”, iniciativa desta gestão, que inaugura a sua primeira edição deslocando grande parte de sua estrutura e equipes para o município santareno. A programação, cujo objetivo é aproximar o Estado das diferentes regiões e municípios, foi aberta pelo governador Helder Barbalho, no final da manhã desta quarta-feira (20), em cerimônia realizada no auditório do campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o vice-governador, Lúcio Vale, e a esposa, Andréa Vale; deputados estaduais; gestores de órgãos e secretários de Estado; servidores do município de Santarém e representantes de cidades vizinhas, além da população.

Também ontem, o governador Helder ouviu e encaminhou soluções para demandas prioritárias e estratégicas de cada um dos 24 prefeitos que foram recebidos, individualmente, na sede da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, em Santarém. Helder detalhou que o programa Governo por Todo o Pará é a materialização de um dever que precisa ser cumprido com a obrigação de fazer um governo presente.

Leia mais:

“De poder estar ouvindo a população, ouvindo as reivindicações, e acima de tudo, cumprindo com a minha responsabilidade com esta região e com todo o Estado. É isso o que estamos fazendo aqui, aproximando o governo, fazendo com que esta região seja atendida, olhada e priorizada pelo governo do Estado”, disse o governador.

As reuniões, iniciadas por volta de 14h30, se estenderam até às 23h, como parte da agenda do governo, que está sediado, oficialmente, no oeste paraense até este sábado (23), por meio do programa Governo Por Todo o Pará, iniciativa da gestão que inaugura a primeira edição com atividades que se estenderão, também, aos municípios de Itaituba, Trairão e Porto de Moz.

Nélio Aguiar, prefeito do município anfitrião do primeiro dia de trabalho do governo no oeste, teve uma das causas prioritárias do município atendida, com a assinatura do convênio para conclusão do Hospital Materno-Infantil, que atenderá toda a região. “A outra grande prioridade é a infraestrutura urbana. Santarém tem 357 anos. Cresceu de forma desordenada. Temos 700 quilômetros de rua e apenas 220 quilômetros têm pavimentação. Estamos confiantes que, com o governo, poderemos reduzir esse déficit”.

São muitas demandas prioritárias e urgentes. Uma delas é a segurança pública. O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, adiantou que o governo está com algumas ações vão melhorar a qualidade da segurança na região oeste, “que devem ser anunciadas pelo governador do Estado em breve e que também vão melhorar a presença da polícia em alguns pontos do Estado”, disse.

ATENDIMENTOS

A orientação técnica foi determinante para agilizar os pleitos municipais. O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Pádua Andrade, atendeu 22 lideranças municipais, entre deputados, prefeitos e vereadores. “Foi identificado que muitos municípios têm problemas na captação de recursos de convênios por falta de projetos, documentos. Essa aproximação vai sanar questões como essas, além de afinar informações para a obtenção de novos recursos. Essas ações vão refletir lá no cidadão, que almeja um governo presente”, disse.

Dos dias 3 a 5 de abril será a vez de Marabá sediar o governo, que vem atender as demandas do sul e sudeste do Pará. O governador despachará, no período, da sede da Secretaria Regional. O secretário João Chamon já tem feito visitas prévias aos municípios, preparando esse momento. (Com Ag. Pará)