Foto: reprodução
Foto: reprodução
Ads

Na manhã desta sexta-feira, 16, o céu limpo e a umidade proporcionaram um acontecimento que chamou a atenção dos internautas marabaenses. Chamado “Halo Solar”, o fenômeno óptico da atmosfera fez com que a população enchesse as redes sociais com fotos da “auréola” – como têm chamado.

Ads

A servidora pública Jane Martins notou os arcos em volta do sol assim que saiu para comprar o seu almoço. “Eu vi e fiquei curiosa pensando o que seria aquilo. Cheguei a associar à poluição, então fui pesquisar para tirar a dúvida. Quando passei pela esquina ouvi umas senhoras próximo dizendo que era ‘o fim’ e comecei a rir sozinha”, comentou Jane.

Jane Martins capturou a foto do fenômeno e enviou para seus amigos em grupos de aplicativo de conversa.

Algumas pessoas aproveitaram para tirar uma foto junto do fenômeno e publicar em suas redes sociais. O engenheiro ambiental, Kildary Arrais, conta que “não é sempre que se vê algo assim no céu de Marabá, eu não poderia deixar de aproveitar e fazer um registro dele”, relatou Arrais.

Kildary aproveitou o círculo colorido e fez uma selfie.

Arghus Mota, que é servidor público, notou assim que saiu de casa e também fez um registro com o círculo colorido. “É um fenômeno incrível e muito bonito, aproveitei para fazer uma foto porque é bem diferente, chama muito a atenção”, conta Arghus.

Arghus estava saindo de casa quando notou o fenômeno e fez o seu registro.

O Fenômeno

O Halo Solar (ou lunar) é um fenômeno óptico caracterizado pelo aparecimento de um círculo ao redor do sol. Ele acontece na troposfera, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

Movimentação nas redes sociais

Alguns internautas expressaram algumas críticas à atitude de se tirar uma foto do fenômeno, outros já fizeram piadas, e alguns esboçaram sua frustração por não ter visto a “auréola”. Todos tinham uma opinião diferente, e fizeram questão de manifestá-la.

Reprodução Redes Sociais

(Zeus Bandeira)

Ads