Correio de Carajás

Haaland é eleito o melhor jogador da Europa em 2022/23

Atacante do Manchester City supera De Bruyne e Messi na premiação da Uefa

Haaland comemora o gol marcado pelo Manchester City contra o RB Leipzig, pela Champions League — Foto: Getty Images

Haaland foi eleito o melhor jogador da Europa na temporada 2022/23 pela Uefa. O atacante do Manchester City faturou o prêmio dado pela entidade europeia, superando Kevin de Bruyne, também jogador dos Citizens, e Messi, ex-Paris Saint-Germain e atualmente no Inter Miami. O anúncio do vencedor ocorreu nesta quinta-feira, em Mônaco, durante o sorteio dos grupos da Champions League.

Haaland com o troféu de melhor jogador da Europa de 2022/23 — Foto: Nicolas Tucat / AFP
Haaland com o troféu de melhor jogador da Europa de 2022/23 — Foto: Nicolas Tucat / AFP

– Ganhei a Tríplice Coroa com 23 anos. Estou vivendo o sonho. Fazer isso com meus companheiros de time é especial. Estou feliz e me dá muita motivação para continuar trabalhando para conseguir os troféus. E este aqui (de melhor jogador da Europa) também é especial – declarou Haaland no palco.

Haaland marcou 52 gols em 53 jogos com a camisa do Manchester City na temporada 2022/23. Foi o artilheiro da Champions League, com 12 gols e, com 36 gols no Campeonato Inglês, quebrou o recorde de gols na era Premier League com 20 times. Balançando as redes tantas vezes, ajudou os Citizens a conquistarem a Tríplice Coroa: Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra.

Leia mais:

A premiação da Uefa gerou polêmica ao deixar Vinicius Junior fora do top 11. O atacante brasileiro do Real Madrid ficou atrás de nomes como o croata Brozovic, o inglês Rice e o espanhol Jesús Navas.

O prêmio da Uefa costuma ser um indicador de quem levará a Bola de Ouro, da France Football, que acontece no dia 31 de outubro e premia os melhores do mundo.

Como funciona a premiação da Uefa?

 

A lista inicial de jogadores foi fornecida pelo grupo de estudos técnicos da Uefa com base no seu desempenho durante a temporada 2022/23 em jogos por seleções nacionais e clubes.

Os três primeiros nomeados foram votados por um júri composto pelos treinadores dos clubes que disputaram a fase de grupos da edição 2022/23 da Champions League, Liga Europa e Liga Conferência, juntamente com os treinadores das seleções masculinas das federações-membro da Uefa. Também fez parte do júri um grupo de jornalistas escolhidos pela European Sports Media (ESM).

Treinadores e jornalistas foram convidados a escolher seus três melhores jogadores da lista, dando cinco pontos, três pontos e um ponto, respectivamente. O resultado foi baseado no número total de votos dos treinadores e dos jornalistas. Os treinadores não podiam votar em jogadores das suas próprias equipes.

 (Fonte:G1)