Correio de Carajás

Há quase 24 horas sem energia, Sespa pode perder milhares de vacinas em Marabá

Desde as 13 horas desta quinta-feira (21), o 11º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), em Marabá, ficou sem energia por problemas em um transformador da Equatorial Energia.

Segundo informações apuradas pelo Portal Correio de Carajás, foram abertos em torno de 20 chamados para a empresa Equatorial Energia, todos em caráter de urgência.

O descaso com a situação se agrava porque a Sespa é a responsável por armazenar e condicionar em temperatura ideal, medicamentos e vacinas, como os imunizantes contra a covid-19 que são distribuídos para os 21 municípios da região de Carajás.

Leia mais:

A Equatorial, em Belém, chegou a ser acionada, assim como os gerentes da sede em Marabá foram procurados por colaboradores do órgão público para que o caso fosse resolvido o mais rápido possível.

Para tentar não perder milhares de vacinas, funcionários da Sespa se revezavam no monitoramento da temperatura da sala onde ficam armazenados os medicamentos e imunizantes.

Além disso, foi preciso comprar gelox para condicionar todo o material.

O Correio de Carajás recebeu a informação de que até o Ministério Público do Pará foi informado sobre a situação da falta de luz.

A reportagem esteve no prédio da Sespa por volta das 11h30 da manhã de sexta-feira (22) e constatou a falta de energia. No entanto, uma equipe da Equatorial havia acabado de chegar para fazer o religamento.

Ao ser questionado sobre a demora no atendimento, o funcionário da prestadora de serviço se limitou a dizer que só naquela hora haviam recebido o chamado para efetuar o serviço de reparo no transformador que havia sido danificado.

 

Nota de Posicionamento

“A Equatorial Energia Pará informa que devido a queima de um transformador, ocorrida nesta quinta-feira (21), o fornecimento de energia foi interrompido no referido local. A causa está sendo apurada pela distribuidora.
A empresa também esclarece que locais de armazenamento de vacinas recebem a orientação para realizarem o cadastro junto à Equatorial de instalações que prestam serviço essencial, similar ao que ocorre com hospitais, postos de saúde e bombas de abastecimento de água. No caso em questão, a demanda não foi priorizada devido a sede da Secretaria Estadual no município de Marabá ainda não ter solicitado o cadastro na empresa.
A Equatorial lamenta os transtornos e informa ainda que, devido às fortes chuvas que vem acontecendo em Marabá nos últimos dias, todas as equipes técnicas e comerciais estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas do município.”

(Ana Mangas)