Correio de Carajás

“Guardas da Santa” são declarados Patrimônio Cultural e Imaterial de Marabá

Além disso, o dia 12 de outubro ficou instituído como Dia da Comunidade Católica no Município

O grupo que forma a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, do Círio de Marabá, foi declarado como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Marabá. O reconhecimento veio por sua importância histórica, cultural e religiosa para a comunidade local.

Os “guardas da santa”, como são popularmente conhecidos, são formados por devotos e integrantes da Igreja Católica que se dedicam à celebração e a preservação das tradições e rituais associados à devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Eles atuam nas festividades e celebrações religiosas e procissões, e realizam atividades de formação e transmissão de sabes as práticas ligadas a guarda.

Além disso, a Câmara Municipal de Marabá aprovou o dia 12 de outubro como Dia da Comunidade Católica na cidade, em reconhecimento à importância e contribuição significativa da comunidade para o desenvolvimento social, cultural e espiritual do município.

Leia mais:

Neste dia serão realizadas atividades culturais, religiosas e sociais em celebração a data, com o objetivo de valorizar a fé católica, promover a união e a solidariedade entre os fiéis.

A partir de agora, a Prefeitura de Marabá deverá promover ações de valorização, preservação e divulgação do grupo da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e do Dia da Comunidade Católica, incentivando a participação da população e apoiando iniciativas que visem à conservação das tradições religiosas.