O 13º Salário é ansiosamente aguardado por muitos trabalhadores, que o veem como uma oportunidade para quitar dívidas, investir ou realizar desejos. Cada pessoa tem um planejamento diferente, conforme suas necessidades e objetivos. O portal Correio de Carajás foi às ruas de Parauapebas para saber como o cidadão planeja utilizar a quantia extra neste fim de ano.
Lucielma da Cruz Oliveira, que trabalha na área de marketing de uma empresa, afirmou que sua prioridade será investir o valor. “Quero aplicar o dinheiro para ter mais rendimentos. Essa é uma forma de garantir um futuro financeiro mais tranquilo”, explicou ela, que busca aproveitar a oportunidade para potencializar seus ganhos.
Já a realiade de Ana Alice Ferreira, recepcionista, é um pouco diferente. Ela mencionou que, ao fazer as contas, percebeu que o 13º já está comprometido. “Eu fiz muitas compras no cartão de crédito, então o valor vai ser usado para pagar as dívidas. Além disso, tive alguns gastos extras com a minha gata. Se sobrar um pouco, planejo comprar roupas para o Natal e o Ano Novo”, disse.
Leia mais:Já Vanessa Nery, auxiliar administrativo, optará por utilizar o dinheiro de uma forma prática e essencial: “vou usar o 13º para pagar o documento do meu carro. É uma despesa que estava programada, então vai ser uma ajuda importante para manter tudo em dia”, comentou Vanessa.
Por fim, a executiva de vendas Lândia Lima vai usar o pagamento para realizar o grande sonho de dar entrada em uma motocicleta nova. “Me programei o ano inteiro para comprar a moto, afinal, eu a uso como meu meio de trabalho, além de ser um grande investimento para mim”, comemora.
A influencer especialista em finanças Nathalia Arcuri compartilhou dicas em suas plataformas digitais de como fazer o melhor uso do 13º salário. Segundo ela, para os inadimplentes, “não tem nem o que pensar”, ou seja, ao menos 70% do valor precisa ir para a dívida.
Outra maneira do dinheiro ser usado é para pagar as contas que já começam no início do ano, como o IPVA e o IPTU. Para quem tem filhos, a matrícula da escola deve ser prioridade, assim é possível começar o ano já sem dívidas que pesam no bolso e no orçamento. Agora, sobrou dinheiro? É hora de investir! Como ensina a especialista, uma das alternativas é aplicar o dinheiro no Tesouro Selic para render a longo prazo.
(Theíza Cristhine)