O guarda municipal José Aquino de Araújo recebeu nesta terça-feira, 5, uma homenagem na Câmara Municipal de Marabá, após salvar uma mulher em surto psicótico às proximidades do Lar São Vicente de Paulo, na Folha 6, na última sexta, 31. Segundo informações da Guarda Municipal, a vítima, paciente com transtornos mentais, é de Brasília e visitava a família em Marabá quando entrou em crise causada pela falta de uso dos medicamentos.
José Aquino conta o passo a passo da ação que durou cerca de meia hora. “Quando recebemos o chamado do SAMU pedindo apoio para o caso, de imediato fomos para lá. Quando chegamos ela tinha se evadido da casa dos familiares com um canivete na mão, indo na direção do rio, próximo ao Lar São Vicente. Ao nos avistar, ela ameaçou entrar na água cada vez mais fundo. De imediato tirei o meu colete, entrei na água, procurando conversar com ela, ganhar confiança, até conseguir tirá-la de lá”, recorda.
Ainda de acordo com o guarda municipal, a ação se deu de forma rápida e eficiente, graças ao treinamento especial que os guardas municipais recebem para gerenciar esse tipo de crise. “Tivemos um preparo com os bombeiros e graças às técnicas que aprendemos. obtemos êxito neste tipo de caso”, reconhece.
Leia mais:CONVERSA SIM, COERÇÃO NÃO
José Aquino afirma que para além das táticas militares, em casos como o vivenciado por ele na última sexta-feira, a estratégia mais eficaz é o acolhimento e a conversa. Ele afirma também que a recorrência deste tipo de episódio na região os mantém sempre atentos e informados sobre a melhor forma de agir. “As intervenções sempre são feitas na base da conversa. Eles vão confiando em mim, me deixando aproximar, até eu conseguir tirá-los da situação de risco. Táticas mais energéticas só mesmo em última opção. No último mês tivemos cinco chamados deste tipo na minha guarnição, e em todos conseguimos êxito, mantendo essa postura”, comemora. Além de Aquino, os outros guardas que integraram a equipe de ação e também foram homenageados na Câmara são Francisco Pinheiro dos Santos (Guarda Santos); José Augusto Monção (Guarda Augusto); e Nilton Ribeiro da Silva (Guarda Ribeiro). (Bianca Levy).