Vídeos que circulam nas redes sociais desde a tarde desta sexta-feira (20) mostram um homem sendo atingido por dois disparos de arma de choque elétrico por um agente da Guarda Municipal de Marabá (GMM). Em seguida ele é imobilizado e algemado. A cena acontece na frente da esposa e de uma filha dele, que está no colo da mãe, e de várias testemunhas. E tudo isso por causa de uma ação do Departamento de Postura do município.
O homem atingido pelo disparo é Fransisnelque da Costa Silva, servidor público municipal há 23 anos, lotado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), morador do Bairro Bom Planalto, onde tudo ocorreu.
Por telefone, ele conta que ajeitou a entrada do seu lote, já que existe uma vala na rua, utilizando manilhas, que, segundo Elquinha, como é conhecido, não impedem a passagem da água. Mesmo assim, a Postura foi até lá arrancar todo o serviço que ele fez. Foi aí que ocorreu a confusão.
Leia mais:No primeiro vídeo, Elquinha já aparece perguntando ao guarda municipal se ele vai lhe bater. Em seguida, ele pega um pedaço de madeira e se vira de frente para a retroescavadeira usada para fazer o serviço, mas ele não passa nem 5 segundos com o objeto nas mãos e o joga no chão.
Mesmo assim, o guarda municipal saca sua arma, dá a volta passando em frente à mulher e a filhinha de Elquinha e dá o primeiro disparo. Depois disso, ele foi imobilizado e levado para a delegacia e para o Hospital Municipal de Marabá (HM).
No início da noite de ontem, depois de todo o episódio, Elquinha disse que vai denunciar a ação da Guarda Municipal no Ministério Público na práxima segunda-feira (21).
Procurada, a Secretaria Municipal de Comunicação não se manifestou sobre o assunto, pelo menos até por volta das 19h30 de ontem.
(Chagas Filho)