Um grupo de pessoas invadiu, por volta das 18 horas de quinta-feira (1° de outubro), casas do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), no Residencial Vale do Sol, em Parauapebas. A Polícia Militar foi acionada para retirar os invasores.
Filmes e fotos compartilhados nas redes sociais mostram a ação do grupo. A construtora informou ao Correio de Carajás que portas foram quebradas e materiais levados.
Com a chegada dos policiais e da Guarda Municipal, a situação foi controlada e o grupo retirado das casas.
Leia mais:Em nota enviada ao Correio de Carajás, a Prefeitura de Parauapebas informa que a invasão das casas construídas com recursos do Prosap foi detida na mesma noite desta quinta-feira. Informou que um grupo de invasores entrou em algumas casas, destruiu portas de entrada e praticou outros atos de vandalismo. A empresa responsável pela construção das casas acionou a polícia e o grupo foi retirado do local.
As 250 casas integram a contrapartida social do Prosap e são destinadas às famílias que foram remanejadas de áreas de risco e por onde passam as obras do Prosap.
Ao longo desta semana, se realiza o processo de check-list, em que cada representante das famílias beneficiadas confere as condições das casas, por meio de uma vistoria. De acordo com o cronograma do Prosap, as casas serão entregues agora em outubro. (Theíza Cristhine e Adersen Arantes)