Correio de Carajás

Grota criminosa: Moradores cansados de esperar

Quem visita os centros urbanos de Marabá costuma elogiar a gestão pública pela limpeza e organização nas principais vias da cidade. Reformas de praças e pontos de ônibus também entram na lista, bem como a capina de canteiros. No entanto, o que muita gente não sabe, é que em locais mais afastados do centro moradores chegam a clamar por socorro. “Quem nunca ouviu falar da Grota Criminosa que corta toda a Nova Marabá e, principalmente, a Folha 28? Vez ou outra, eles [da Prefeitura] vêm e fazem uma limpeza, tiram o mato, mas não passa disso”, desabafou Meire Lima Souza, moradora da Folha 28, Quadra 29, nas proximidades do canal.

Segundo ela, nos nove anos em que reside no bairro, nenhuma gestão foi capaz de dar infraestrutura à localidade. O problema, conforme relata, é que passam muito tempo sem fazer a manutenção das vias e todo o lixo e barro acabam indo para a Grota.

“No começo do ano estiveram aqui, fizeram a retirada das manilhas que provocavam o entupimento do canal. Depois disso, com a promessa de que voltariam antes do inverno para fazer todo o trabalho de pavimentação, não apareceu mais ninguém e a situação esta do jeito que você está vendo aí, completamente abandonada”.

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A moradora relata que todos os dias, às 18 horas, costuma trancar toda a casa, com medo da ação de criminosos, já que a rua em que reside não tem sequer uma lâmpada. “Ninguém sai mais para fora de casa. É totalmente escuro, não tem como sair e entrar com o carro sem ter medo, é um perigo”.

Além disso, os moradores tem que conviver com o risco de ser atacada por animais peçonhentos, contrair doenças e ainda suportar o mau cheiro. “Principalmente, nesse período de chuva. Como você pode ver, os esgotos caem aí dentro, as pessoas não tem fossa. Inclusive, no período chuvoso, o local costuma alagar com muita rapidez.”

Meire espera que a gestão municipal administre corretamente os recursos financeiros e que dê uma solução para o problema. “A gente espera que eles façam uso correto dessa verba e, finalmente, livre a população dessa situação vergonhosa e perigosa”.

Segundo outra moradora da Folha 28, Lurdes Nunes, a falta de iluminação atinge muitas outras quadras. “A rua é uma treva só, quando chego do meu trabalho à noite sou abordada por marginais. A rua é como você está vendo, é esquecida. E é uma vergonha, porque a gente mora em plena Folha 28, que é a mais falada aqui da Nova Marabá”.

Lurdes lamentou também a situação de proliferação de animais, como roedores, que “invadem as casas”. Para ela, o prefeito precisa olhar para os mais necessitados e não só para o centro da cidade. Enquanto a prefeitura não providencia a limpeza das vias, os moradores vão dando um jeito de deixar o bairro mais organizado. Divino Queiróz foi contratado por um conhecido para capinar uma parte da rua. “É muito mato e pode ter até cobra”, conta o trabalhador.

Divino Queiróz foi contratado por um morador para fazer a capina da rua

Moradores da Folha 20 abrem o verbo contra negligência

Moradores da Folha 20, que também residem nas proximidades da Grota, denunciaram problemas de infraestrutura ao CORREIO. Domingos Nunes dos Santos mora há 11 anos no mesmo local e tem muitas reclamações a fazer sobre o governo municipal. Segundo ele, no ano passado foram retiradas manilhas da frente da casa em que reside, sob a justificativa de que elas estavam contribuindo para os alagamentos. O serralheiro contou que a obra deixou um grande buraco em frente à residência, que deveria ser consertado no período mais quente do ano.

“O prefeito veio aqui com a gente e prometeu que, quando entrasse o verão, ia refazer a rua. Mas, até então, ele não deu nenhum retorno para a gente”, revelou. Desde a retirada das manilhas, foi preciso improvisar uma “ponte” de madeira para que Domingos, a esposa e as filhas possam entrar na casa, sem contar que a construção ficou repleta de rachaduras. Além disso, a residência fica em cima do salão de beleza e da serralheria da família, dificultando o deslocamento de clientes até as lojas. “Ela [esposa] teve que desfazer das coisas do salão, porque não teve como alugar um ponto, pois não custa menos do que R$1,5 mil”.

De acordo com Domingos, há dois meses a Superintendência de Desenvolvimento Urbano chegou a solicitar a documentação da casa, o que já foi providenciado, mas ainda não teve nenhuma resposta da gestão. Dona de uma panificadora entre as Folhas 20 e 28, Maria das Graças Barbosa viu o estabelecimento ser alagado durante o inverno amazônico por várias vezes.

O lixo tem tomado conta do canal provocando alagamentos em tempos de chuva

“Começaram com umas manutenções, mas depois não vieram mais”. Para ela, o abandono da localidade tem interferido até no tráfego de clientes, relatando que, muitas vezes, as pessoas estão lanchando e tem que aturar mau cheiro e a sujeira que desce pelo canal da Grota.

“Eles vem lanchar e acabam desistindo, porque não aguentam. Outro dia eu tive que baixar as portas, porque não dava mais”. Maria queria que o prefeito resolvesse a situação de vez e até lembrou de uma reunião realizada com ele no bairro, porém, afirmou que de lá para  cá nada mudou.

Em nota, prefeitura diz que obras na Grota estão em andamento

Questionada pelo CORREIO, a Secretaria de Comunicação de Marabá enviou nota revelando o planejamento previsto para a Folha 28. “A folha 28 já está sendo pavimentada, através de emendas parlamentares do legislativo municipal. Além disso, as ruas que ficarem de fora desta primeira etapa já estão inclusas no lote de pavimentação do convênio com a Caixa Econômica, que já está em fase de licitação. Com relação a essa quadra específica, a Sevop já tem em cronograma a recuperação emergencial, com piçarramento destas vias, o que vai favorecer a trafegabilidade até a chegada da pavimentação”.

O comunicado ainda contrapõe o depoimento dos moradores, dizendo que as vias visitadas pela reportagem receberam limpeza há quatro meses. “Com relação a limpeza, a grota em questão foi limpa há cerca de quatro meses e nela foram retirados mais de meia tonelada de lixo residencial – mesmo com a coleta diária realizada por mais de 300 profissionais e 19 carro coletores, além de uma equipe de varrição. A SSAM faz a limpeza regular de toda a cidade por ciclos e está prevista em cronograma novamente a limpeza do local”.

Com relação à iluminação pública, foram disponibilizados dois números de telefone para que sejam feitas reclamações e solicitação de manutenção:  (94 ) 99263 1919 e o 98159 – 5050. Ambos os contatos estão à disposição da população em horário comercial.

“Ainda assim já solicitamos as equipes de iluminação pública para fazerem o atendimento ao local. Com relação à segurança pública, há uma integração entre as Polícias Civil e Militar, DMTU, PRF e Guarda Municipal. Os serviços estão também disponíveis através do número 190 ( PM ) e 153 (Gmm) além de rondas periódicas que são efetuadas por estes órgãos nestas áreas”. (Nathália Viegas)