Correio de Carajás

Greve dos professores deixa mais de 7 mil alunos sem aulas em Eldorado do Carajás

Professores da rede municipal estão em greve em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará. Eles cobram reposição salarial, retomada de obras e melhores condições de trabalho. Com a paralisação das atividades, cerca de 7.500 estudantes estão sem aulas.

A paralisação geral dos cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Eldorado dos Carajás foi decidida durante uma assembleia na tarde de segunda-feira (11), dia marcado para o início do ano letivo. No último dia 6, a categoria já havia decretado estado de greve e esperava que o município se manifestasse diante das reivindicações.

De acordo com o Sintepp, a prefeitura pagou apenas o salário referente à jornada mínima, que corresponde a 100 horas de trabalho, não pagou as gratificações previstas em lei. Na prática, teve educador que recebeu só a metade do salário.

Leia mais:

Além do salário integral, os professores também cobram a retomada de obras municipais e a construção de uma creche, obra que está parada desde 2016. Se estivesse pronta, a creche atenderia cerca de 400 crianças.

Em nota, a Prefeitura de Eldorado dos Carajás disse que o pagamento referente ao mês de janeiro de 2019 foi realizado dentro da legalidade. Sobre as creches, a prefeitura informou que está em fase de elaboração um novo processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para conclusão das duas creches. (Fonte:G1)