Correio de Carajás

Governo municipal inaugura Sala do Empreendedor em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas inaugurou no final da tarde de ontem, quarta-feira, 21, a Sala do Empreendedor, espaço que promete desburocratizar o atendimento aos micro e pequenos empresários. A solenidade contou com a presença do prefeito Darci Lermen, classe empresarial e representantes do Sebrae Pará, entre outros.

A Sala do Empreendedor fica na rua C, nº 471, Bairro Cidade Nova (perto do Fórum de Justiça) e reunir, num só espaço, a Junta Comercial do Pará (Jucepa), Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), Coordenadoria de Terras (Cooter), Vigilância Sanitária, Meio Ambiente (para emissão de licença ambiental) e OCB/Sescoop, para quem faz parte de cooperativas ou pretende criar uma.

Para orientar os microempreendedores individuais (MEIs), a sala terá ainda uma empresa Júnior de Plano de Negócios e vai oferecer serviço de consultoria contábil, numa parceria com a Associação de Contadores de Parauapebas. Segundo o Sebrae, a Sala do Empreendedor de Parauapebas é uma das mais completas do Estado.

Leia mais:

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das prefeituras municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Boa parte conta com a parceria do Sebrae.

O prefeito Darci Lermen destacou que o espaço vai melhorar a vida de quem projeta abrir uma empresa, buscar informações sobre como abrir seu negócio, assim como agilizar outros processos, que são burocráticos. Para quem almeja abrir um negócio, a Sala do Empreendedor em Parauapebas veio facilitar o processo, como é o caso de Francisco Queiroz, que há dois anos vem planejando abrir o próprio negócio.

“Agora vou poder tirar dúvidas com pessoas capacitadas, para não fazer a coisa errada e acabar como muitos que abrem empresa, mas não vão à frente com o negócio porque não tiveram a devida orientação de mercado e gerenciamento”, exemplifica Francisco, que quer entrar para o ramo da construção civil. (Tina Santos)