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- Gestão federal recebeu obra em grande parte concluída e ficou responsável pela realização dos acessos; problema com desapropriações impede entrega
Ao contrário do que alega uma postagem no Instagram, a obra da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga os municípios de São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), não está parada há três anos, período que marca a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo vídeo narrado supostamente por um morador da região, o governo de Jair Bolsonaro (PL) teria construído a ponte e deixado apenas as “cabeceiras” para conclusão no governo atual, o que também não é verdade.
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Notícia do governo federal em 8 de agosto de 2022, ainda no mandato de Bolsonaro, portanto, afirma que as obras da ponte estavam 70% concluídas. Na imagem publicada à época pelo próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é possível ver que a parte central da ponte apresenta apenas os pilares de sustentação, sem a pista.
Outra publicação do governo federal, de dezembro de 2022, cita que foram concluídos 100% da infraestrutura em lâmina d´água — estrutura que fica abaixo do nível da água — , 93,93% dos pilares e travessas e 84,73% do trecho convencional executado, mas também não aponta quanto do empreendimento foi executado no total.
Em 2024, o DNIT anunciou que a ponte estava 99,16% construída. Embora pessoas e veículos possam subir na estrutura a partir de Xambioá — alguns vídeos, inclusive, mostram habitantes do município tocantinense utilizando a ponte para caminhadas —, não é possível ir de uma cidade para a outra, pois ainda faltam os acessos à ponte no município paraense. Segundo texto publicado pela Secretaria de Comunicação (Secom), também em 2024, o empreendimento, que contempla a estrutura e os acessos, estava 87,2% concluído.
O Comprova buscou imagens de 2022 e 2025 no Google Street View e registros de satélite no navegador Copernicus, plataforma da União Europeia que monitora o planeta por meio de imagens de satélite e sensores, para mostrar as mudanças na obra.
Fotos da ponte em São Geraldo do Araguaia, Pará, nos anos de 2022 e 2025
Fotos de satélite em São Geraldo do Araguaia, Pará
Um dos entraves para a construção dos acessos que faltam é o processo de desapropriação e indenização dos indivíduos que moram próximos ao local. Ao Comprova, o DNIT informou que contratou os serviços de encabeçamento da ponte em 2023 e que, desde então, “estão em curso os processos de desapropriação necessários, conduzidos por meio de conciliações judiciais”.
Na parte do Tocantins, o processo de conciliação foi concluído no primeiro semestre deste ano. Em relação ao lado paraense, o órgão afirma que as primeiras audiências estão marcadas para 6 e 7 de agosto. “O DNIT reforça que está empenhado na conclusão das obras e trabalha para garantir a funcionalidade da ponte ainda em 2025”, informa o órgão.
Quem criou o conteúdo investigado pelo Comprova
O perfil pertence ao radialista Jiripoca da Positiva, que tem 89,4 mil seguidores. Na descrição, ele se diz “radialista e ex-chefe executor da unidade avançada do Incra de São Geraldo do Araguaia, Pará”. Jiripoca já fez várias postagens falando da ponte, quase sempre com elogios a Bolsonaro e com críticas a Lula.
Em uma das postagens, o perfil escreve: “[es]tamos juntos sempre capitão bolsonarro” (sic), manifestando apoio ao ex-presidente no mesmo dia em que ele foi alvo de operações da Polícia Federal. Até o momento desta publicação, o vídeo investigado soma 29,9 mil visualizações.
Contatado pelo Comprova, o autor afirmou que a empresa contratada por Bolsonaro concluiu os serviços para os quais foi contratada. Segundo ele, a gestão passada entregou a ponte 82% concluída, faltando o vão central e outros dois vãos de 37 metros. Por fim, ele continuou afirmando que o governo Lula parou os trabalhos no empreendimento.
Por que as pessoas podem ter acreditado
A publicação recorre a estratégias emotivas e apelativas para engajar o público. Há uso de linguagem informal, que aproxima o locutor do espectador (“meus amigos e minhas amigas”, “meu filho”), além de expressões dramáticas como “aqui dói no coração” e “é uma tristeza” para gerar indignação.
A oposição entre “nosso presidente Bolsonaro” (tratado de forma positiva) e o “desgoverno” atual (adjetivado como incompetente) sugere um viés político claro. Além disso, o vídeo convoca diretamente o público a compartilhar o conteúdo, incentivando sua disseminação com frases como “compartilhe para o Brasil e o mundo”, o que amplia seu alcance e reforça seu apelo emocional.
Demanda antiga
A ponte sobre o Rio Araguaia é uma demanda antiga por parte dos dois estados, sobretudo para o escoamento da produção agrícola no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região chamada de Matopiba. Sem a rodovia, a travessia dos veículos e cargas é feita por meio de balsas, o que gera filas demoradas e aumenta o tempo de viagem.
A construção foi autorizada em 2017, ainda durante o governo de Michel Temer (MDB), com custo estimado de R$ 132 milhões.
A obra, no entanto, só começou em abril de 2020, após ter ficado travada durante um período por disputas judiciais. Na época, o valor da obra foi ajustado para R$ 157 milhões, com previsão de entrega para setembro de 2022, prazo que não foi cumprido.
Em publicação de 2022, o valor aparece estimado em R$ 193,1 milhões. Matéria do Governo Federal de março daquele ano mostra visita técnica de Bolsonaro ao local. Na foto, é possível ver a ponte inacabada, com algumas partes apenas com os pilares, como foi mostrado nas imagens de satélite.
Fontes que consultamos: DNIT, Google Street View, Copernicus, Secom e publicações do Governo Federal.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas, eleições e golpes virtuais e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: A Lupa fez verificação sobre o tema em 2024 e mostrou que vídeo engana ao afirmar que obra da ponte de Xambioá está parada há dois anos. Em 2023, o Comprova investigou dois casos sobre a ponte do Rio Araguaia e concluiu que é falso tanto que a obra foi embargada pelo governo Lula quanto que está paralisada.
Desde 2020 o Correio de Carajás integra o Projeto Comprova, que reúne jornalistas de diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.