Correio de Carajás

Governo Jeová Andrade serve comida com insetos para servidores de Canaã dos Carajás

Os servidores públicos municipais denunciaram a Prefeitura de Canaã dos Carajás por fornecer marmita com insetos misturados à comida. Revoltados, os profissionais que trabalham nas barreiras sanitárias de enfrentamento ao Covid-19 nas entradas da cidade registraram o descaso da gestão com fotos, enviadas com exclusividade ao Portal Correio de Carajás.

“Em uma das marmitas encontramos mosca, em outra até uma aranha inteira estava entre o arroz e o macarrão”, descreve um servidor que preferiu não se identificar, com medo de represálias por parte da administração que tem à frente o prefeito Jeová Andrade.

Agentes epidemiológicos, guardas de trânsito e policiais militares, entre outros funcionários de diversas Secretarias do município, estão atuando nas barreiras sanitárias.

Leia mais:

O trabalho deles é, sobretudo, orientar os condutores sobre o Coronavírus e fazer valer o Decreto Estadual que recomenda isolamento. “Há um regime de plantão que só funciona até às 18h e foi na hora do almoço que o flagrante estarrecedor aconteceu”, relatou outro servidor, também indignado e que preferiu o anonimato por medo do gestor municipal.

Um dos funcionários públicos diz que a presença de insetos na comida acontece com uma certa frequência. O medo de intoxicação é tão grande que muitos deixaram de almoçar as marmitas enviadas pela Prefeitura de Canaã.

“Somos linha de frente no combate ao avanço do novo coronavírus e ainda temos que enfrentar esse absurdo de receber comida contaminada. Teve situação que um agricultor deu pra gente banana e cajá manga pra gente não passar fome”, desabafou outro servidor.

O Portal Correio entrou em contato com assessoria de comunicação da Prefeitura de Canaã dos Carajás que encaminhou nota. Segundo a administração municipal, o fornecimento de alimentos foi iniciado por meio de restaurante já licitado, mas devido ao retorno dos profissionais quanto à variedade do cardápio, a Secretaria Municipal de Educação montou uma equipe, com agentes de serviços gerais e merendeiras, seguindo todos os padrões de higiene e segurança necessários, com o acompanhamento da nutricionista e da gastrônoma da SEMED.

“As refeições passaram a ser fornecidas, portanto, pela equipe montada pela secretaria, enquanto é feito um novo processo para contratação de um novo fornecedor”, diz o posicionamento.

A Prefeitura de Canaã destaca, ainda, que as denúncias apresentadas serão averiguadas e a Secretaria de Educação reforça que tem controle rigoroso com o trabalho ofertado e preza pela qualidade. (Nyelsen Martins e Kevin/ TV Correio)