Uma portaria publicada no Diário Oficial da União indica o fim do Programa de Demandas Espontâneas e Induzidas (PDES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O programa foi criado em 2016 e apoiava propostas estrategicas em educação, ciência, tecnologia e inovação, dando apoio financeiro a projetos de pesquisa tanto no Brasil quanto no exterior sem a necessidade de editais ou chamadas públicas criadas previamente pelo governo.
Na publicação, do dia 20 de março, está descrita apenas a revoçgação da portaria nº 251, de novembro de 2018, que trata da reformulação do programa, no entanto não foram alegadas mais motivações que levaram a decisão.
Leia mais:
Segundo a Capes, a portaria foi revogada principalmento por que as solicitações já serião comtempladas com outros programas da coordenação.
No entanto, segundo pesquisadores as necessidades não são supridas, já que o pesquisador bolsista não pode ser comtemplado em mais de um programa. Eles consideram a medida um retrocesso para a pesquisa brasileira. (Fonte:RomaNews)
Com informações de UFMG.