Correio de Carajás

Governo do Pará decreta emergência após fortes chuvas causarem prejuízos

Cerca de 300 famílias de Ourém estão desalojadas. Estradas foram afetadas em diferentes cidades e obras de reconstrução começam na segunda-feira, segundo governo estadual.

O Governo do Pará decretou situação de emergência neste fim de semana após fortes chuvas causarem alagamentos e interditarem rodovias em cidades do estado desde a manhã de sexta-feira (20). Segundo o governo, as obras de reconstrução começam na segunda-feira (23) em Ourém, cidade mais atingida.

Há aproximadamente 300 famílias desalojadas em Ourém, no nordeste do Pará, segundo a Defesa Civil. Estradas vicinais e estaduais foram destruídas, além de comunidades que ficaram alagados, sendo o bairro Pantanal o mais afetado.

A chuva também afetou moradores de Capitão Poço, Capanema e Garrafão do Norte, ainda segundo o Estado.

Leia mais:

De acordo como governo estadual, as famílias mais atingidas em
Ourém e Garrafão do Norte estão sendo cadastradas para receber assistência. Não foi informado prazos para entrega de donativos ou recursos.

“As famílias já estão sendo cadastradas pela Defesa Civil do Estado com suporte do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, para que sejam assistidas com o Programa Recomeçar, com o apoio e assistência emergencial do Governo do Estado com cestas de alimentos de ajuda humanitária, para que com isso se consiga amenizar o sofrimento e as dificuldades,” informou o governador Helder Barbalho (MDB).

As chuvas provocaram interdição total no km 164, da BR-316, no trecho entre as cidades de Capanema e Santa Luzia. Neste domingo (22), o local seguia totalmente interditado.

“O Dnit está realizando a manutenção em algumas vicinais próximas com a intenção de viabilizar um desvio que ofereça condições de trafegabilidade”, informou a PRF.

Na madrugada deste sábado (21), as chuvas causaram alagamento e destruição em Garrafão do Norte. O acesso ao centro da cidade ficou comprometido e a força da correnteza destruiu parte de uma pista.

No quilômetro 99, da BR-316, um trecho da estrada que corta o município de Santa Maria do Pará teve o acesso interditado por conta do transbordamento do rio. Apenas veículos grandes conseguiam passar pelo local. Neste domingo (22), o trânsito já estava normalizado, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

(Fonte:G1)