O Governo do Estado do Pará anunciou a publicação do edital do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que estará disponível no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23). O certame oferta 286 vagas, além de cadastro reserva, para cargos da área meio e da carreira finalística, fortalecendo a administração fazendária estadual.
O anúncio foi feito pela vice-governadora Hana Ghassan, nesta terça-feira (22), por meio de publicação em suas redes sociais. Este será o primeiro concurso estadual a adotar reserva de cotas raciais para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, além de garantir a aplicação da lei de isenção da taxa de inscrição para mulheres vítimas de violência.
“Esse concurso representa mais do que novas vagas no serviço público: é uma oportunidade de transformação de vidas e de fortalecimento do Estado. Eu mesma iniciei minha trajetória na Sefa como agente auxiliar de fiscalização e, depois, fui aprovada em concurso público, tornando-me auditora fiscal. São mais de 30 anos servindo ao Pará. Por isso, fico muito feliz em anunciar um certame que amplia oportunidades, é o primeiro concurso estadual a aplicar a reserva de cotas raciais e garante direitos com a implementação da lei de isenção para mulheres vítimas de violência. Desejo boa sorte aos concurseiros que sonham em ingressar no serviço público pelo concurso da Sefa”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan.
Leia mais:Organização do certame
A empresa responsável pela organização do concurso é a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que ficará encarregada do planejamento, organização, realização, processamento dos resultados e homologação final do certame, além de toda a logística necessária à execução das etapas.
Vagas ofertadas
Na área fim, voltada às carreiras tributárias estaduais, estão disponíveis 150 vagas, sendo 50 para Auditor Fiscal de Receitas Estaduais e 100 para Fiscal de Receitas Estaduais, além de cadastro reserva.
Já na área meio, que compreende as carreiras da administração fazendária e da administração financeira, estão sendo ofertadas 136 vagas, também com cadastro reserva. Ao todo, o concurso soma 286 vagas para profissionais de diferentes especialidades.
As provas para os cargos de Auditor Fiscal e Fiscal de Receitas Estaduais serão realizadas nos dias 22 e 29 de março de 2026. Para o cargo de Analista, as provas ocorrerão no dia 29 de março de 2026.
Os exames serão aplicados nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. Todas as informações detalhadas sobre inscrições, etapas e critérios de seleção estarão disponíveis no edital.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) é um dos órgãos mais antigos da Administração Direta do Governo do Pará. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do Estado, por meio da gestão fazendária e do equilíbrio das contas públicas.
Entre suas principais atribuições estão a fiscalização, arrecadação e tributação, além da gestão do Tesouro Estadual, responsável pelo controle e aplicação dos recursos financeiros, pela contabilidade do Estado e pela prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Poder Legislativo.
(Agência Pará)
