Correio de Carajás

Governador Helder vai à Vila Cruzeiro do Sul neste sábado

Gestor estadual vai participar da tradicional Cavalgada de Quatro Bocas, que está na 12ª edição

A comunidade da Região do Rio Preto está otimista com a visita do governador Helder Barbalho ao Distrito Cruzeiro do Sul (Quatro Bocas) neste sábado (20). A comitiva do governo do Estado e da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) vai participar da 12ª edição da Cavalgada de Quatro Bocas, que já é considerada tradição na região.

O evento que é organizado pela Associação Sul Paraense de Pecuaristas (Aspape) e está previsto para iniciar às 9 horas. Após percorrerem todo o trajeto, será servido um grande churrasco a todos participantes. As edições anteriores reuniram centenas de cavaleiros e amazonas. Esta edição tem como desafio as medidas de prevenção contra a covid-19 para garantir que as comitivas percorram as principais ruas e avenidas do distrito em segurança. A cavalgada tem se consolidado ao longo das edições, como um marco na economia local. A programação vai contar, também, com shows musicais para toda a comunidade.

Para o presidente da Aspape, Juliano Melo, a presença do governador e dos demais representantes do poder público é uma grande oportunidade para que a região ganhe mais visibilidade e possa reivindicar melhorias. “Vamos receber a visita do governador do Pará. Estamos muito felizes e vamos apresentar a ele a nossa realidade para buscarmos melhorias. Vamos apresentar demandas da saúde, sugerindo compra de um hospital particular que existe aqui para a atender a nossa região. Além disso, vamos reivindicar a construção de escola de ensino médio para os nossos estudantes”.

Leia mais:

O produtor Cláudio Leal considera que a cavalgada é importante para movimentar a economia local e também dar mais visibilidade à região. “Todos os seguimentos do comércio arrecadam. A movimentação econômica que a cavalgada promove, impulsiona a economia local e também das localidades vizinhas. Acrescenta também que a visita do governador à zona rural proporciona esperança de melhorias para a região.

O veterinário e fiscal estadual agropecuário da Adepará, Joelson Souza, assinala que a pecuária brasileira tem destacado o Brasil economicamente. Ao longo dos anos, as exportações de carne e de leite têm consolidado o país como um importante produtor, impactando o mercado nacional e mundial.  E por ser uma forte produtora de gado de corte, a região tem ganhado visibilidade nacional. “Os leilões da Aspape são referência no País. Em 2014 esteve no calendário nacional no quesito venda de maior lote de gado de corte. Superou o estado Mato Grosso com o lote de 1001cabeças. Joelson garante que o sucesso significativo da produção pecuária local, sobretudo a qualidade genética, deve-se ao rastreamento sanitário dos animais. Conforme ele, frequentemente a Adepará realiza fiscalizações e palestras sobre qualidade genética e isso tem ajudado a melhorar cada vez mais a produção pecuária. (Eva Fernandes – especial para o Correio de Carajás)