O governador Helder Barbalho esteve em Marabá nesta quinta-feira (20) para duas cerimônias importantes. Durante a primeira, no Bairro Novo Planalto, Núcleo Cidade Nova, ele confirmou a duplicação de um trecho de seis quilômetros da BR-155, entre a Ponte Rodoferroviária do Rio Tocantins e o Km 6, onde o trânsito sempre foi caótico. Embora seja uma estrada de competência federal, Helder disse que o seu governo assume o compromisso para melhorar o tráfego de veículos e garantir a segurança dos usuários. Já na segunda, o executivo estadual entregou a reforma do Instituto Médico Legal (IML) da Folha 30, Nova Marabá, ao lado de servidores.
Na ocasião, Helder garantiu que o governo está com a licitação do projeto executivo da duplicação em andamento. Isso significa que em breve uma empresa deve ser anunciada como vencedora do certame, sendo esta a responsável por elaborar o plano de engenharia a ser colocado em prática no perímetro. Outra empresa, por meio de nova licitação, ficará responsável pela execução da obra, prevista para sair no próximo ano.
“Nós estamos licitando o projeto e depois a obra. Isso será para o ano que vem, uma duplicação desde a Ponte do Rio Tocantins até a Transamazônica. Nós faremos uma grande avenida duplicada, margeando a BR-155, a fim de dar um novo ar de urbanismo para Marabá”, sustenta ele.
Leia mais:Helder também anunciou, no campo da segurança pública — tema urgente para os moradores de uma das cidades mais violentas do País —, que deve iniciar, nos próximos meses, a construção de um complexo policial no Núcleo São Félix. “É comum que a ponte [do Tocantins] fique travada, e o povo, sem ter a quem recorrer. Isso não acontecerá mais. Nós montaremos uma grande estrutura de segurança do outro lado, no São Félix, para atender aquela área”, antecipou.
No pacote de obras de Helder em Marabá, também está a instalação de uma Usina da Paz. O projeto integra o Programa Estadual Territórios pela Paz (TerPaz) e tem a finalidade de diminuir a vulnerabilidade social e garantir cidadania. Além disso, uma Escola Eco Parque, divulgada como novo conceito de educação para a Região Amazônica, deve ser erguida no antigo pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Folha 30.
“A Usina da Paz é um programa de defesa da cidadania e nós estamos viabilizando em Marabá. Também ergueremos uma Escola Eco Parque na área do Detran, que levará o nome de Marabá e do Pará como referência em educação sustentável na Amazônia, fruto de emenda da bancada federal. Portanto, são diversas agendas na área da segurança, da educação, da infraestrutura e da habitação”, elenca Helder.
A Escola Estadual Gaspar Vianna, localizada na Folha 16, também será alvo de atenção do governo. Helder promete uma nova visita a Marabá daqui a duas semanas, ocasião em que dará o pontapé inicial para as obras de restauro da precária unidade de ensino. A licitação se encontra em estado avançado. O leitor lembra dos fatídicos acontecimentos em torno da estrutura do local. Queda de telhado, fogo e outras situações foram denunciadas por alunos e professores e Helder se comprometeu em reformar a unidade de ensino importante na Nova Marabá. (Da Redação)