Professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, de Marabá, foram contemplados na manhã desta quinta-feira (20) com uma palestra de conscientização da Polícia Civil sobre a violência nas escolas. Na ocasião, policiais fizeram a entrega de rosas brancas ao corpo docente como uma forma de alusão à cultura da paz na educação. A ação faz parte da operação Escola Segura.
Especificamente em Marabá, desde as 7h da manhã, viaturas da PC e da Polícia Militar estarão em campo visando patrulhar, fazer o policiamento nas imediações das escolas e fazer a recepção dos alunos nas ruas, a fim de garantir o clima adequado de segurança para desenvolvimento regular das aulas.
Segundo o superintendente de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso, o objetivo da palestra e da operação não é apenas evitar ataques, mas favorecer um clima de maior tranquilidade para que os estudantes, responsáveis e professores da rede pública de ensino não alterem a rotina escolar.
Leia mais:“Está sendo exitoso, a gente percebe que não há instituições do município que tenham fechado neste dia, os jovens estão frequentando normalmente”, aponta, acrescentando que a entrega das rosas, juntamente com a conscientização dos alunos, é uma maneira de trazer mais tranquilidade depois de quase duas semanas de pânico no meio escolar.
Surama Souza, diretora do Geraldo Veloso, afirma que, de fato, a palestra e a presença da polícia trazem uma sensação de paz para o corpo docente e discente, de forma geral. Ela se disse agradecida, já que acredita que a educação precisa ser feita em conjunto com os demais setores públicos.
A diretora garante que os 1.653 alunos da instituição têm sido conscientizados de forma pedagógica pela escola, através de diálogos e parcerias como a que aconteceu hoje. Surama também levanta que durante este período, o ano letivo corre com normalidade e sem ocorrência de ameaças.
Danielly Oliveira, que leciona inglês na escola, vê a ação da Polícia Civil como de suma importância. Para ela, é necessário que as autoridades responsáveis pela segurança pública estejam comprometidas a irem até as instituições de ensino, informar os alunos a respeito das consequências de se descumprir as regras e seus deveres. E também para que eles se sintam seguros de saber que existe uma autoridade visando seu bem-estar. (Thays Araujo)