Correio de Carajás

General que comandou o Exército em Marabá será ministro do Superior Tribunal Militar

Anísio David teve a sua indicação aprovada pelo Senado e assumirá cadeira no Superior Tribunal Militar

General David comandou em Marabá por dois anos e agora vai compor a instância máxima da Justiça Militar/Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado
Por: Da Redação

O general de Exército Anísio David de Oliveira Júnior foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM) na última quarta-feira, 12 de novembro. A indicação, enviada pela Presidência da República, foi confirmada com um placar de 53 votos favoráveis e apenas 1 contrário.

O militar teve passagem marcante por Marabá, como comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de setembro 2014 a agosto 2016, logo que foi promovido a general de Brigada. Deixou muitos anos aqui na cidade e sua gestão foi marcada por ampla relação com a sociedade civil.

SENADO

Leia mais:

Antes da votação em plenário, o general Anísio David passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde sua indicação foi relatada pelo Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Durante a sessão, Mourão elogiou a trajetória do general, destacando sua “liderança, capacidade militar e a forma como sempre tratou pares, superiores e subordinados”, descrevendo-o como “um homem de honra”.

Juntamente com Anísio David, o Senado também aprovou a indicação do general de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa para outra vaga no STM. Eles irão ocupar as posições deixadas pelos ministros aposentados Marco Antônio de Farias e Odilson Sampaio Benzi. O STM é a instância máxima da Justiça Militar da União e é composto por 15 ministros vitalícios, sendo dez militares e cinco civis.

Perfil e trajetória

Nascido em Fortaleza (CE) em 1963, o general Anísio David possui uma vasta carreira de mais de 40 anos no Exército Brasileiro, tendo ingressado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1981. Sua formação inclui bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Militares. Desde 2022, ocupava o cargo de chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército.

A indicação de Anísio David, um oficial de carreira com mais de 40 anos no Exército Brasileiro – incluindo passagens por comandos estratégicos como o Comando Militar do Oeste e a 5ª Região Militar –, foi elogiada por senadores.