📅 Publicado em 15/08/2025 12h30✏️ Atualizado em 15/08/2025 12h36
Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (14), a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá, oficializou a troca de seu comando. O general-de-brigada Ênio Barbosa Fett de Magalhães assumiu a liderança da unidade, sucedendo o colega general Eduardo da Veiga Cabral, que esteve à frente da brigada e agora parte para uma nova missão no Rio de Janeiro.
A cerimônia de passagem de comando ocorreu no pátio do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) e foi presidida pelo comandante Militar do Norte, general-de-Exército José Ricardo Vendramin Nunes. Antes da formatura da tropa, foi cumprido o rito de inauguração do retrato do general Veiga Cabral na galeria de ex-comandantes da brigada, um ato que simboliza o reconhecimento pelo trabalho realizado.
Sentimento de missão cumprida
Leia mais:Em entrevista ao Correio, o general Veiga Cabral expressou sua gratidão pela passagem por Marabá. “Hoje o meu sentimento é de total agradecimento a todos, principalmente a nossa cidade de Marabá, a nossa população marabaense, que nos acolhe, que acolhe o exército brasileiro”, declarou o comandante que se despede.
O general destacou que o diferencial de sua gestão foi “dar continuidade àquilo que o exército já faz aqui na área, que é manter a sua tropa em permanente estado de prontidão para a defesa da Amazônia brasileira, para a defesa da pátria dessa área tão rica e estratégica que é a nossa Amazônia”.

Veiga Cabral também ressaltou o apoio prestado à população local: “Foi isso que a gente procurou fazer, manter a nossa tropa coesa, operacional e também apoiando a população, aos nossos ribeirinhos, aos nossos indígenas em todos os momentos de necessidade. Como, por exemplo, fizemos esse ano durante as enchentes dos rios Itacaiunas e Tocantins”.
O general agora assume a chefia do Centro de Operações do Comando Militar do Leste, que abrange os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Nova liderança
O novo comandante, general Ênio, chega a Marabá para seu primeiro posto após ser promovido a general-de-brigada em 31 de julho de 2024. Anteriormente, ele servia no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília. Com uma sólida formação acadêmica, o General Ênio formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1996 e possui especializações em Gerência de Marketing e Relações Públicas, além de mestrado e doutorado em Ciências Militares.
Em entrevista ao Correio, o general Ênio revelou que esta é sua segunda passagem por Marabá. “Eu servi aqui nos anos de 2014 e 2015. Fomos muito felizes aqui, profissionalmente, pessoalmente, eu e minha família. E agora, muito honrado de retornar na função de comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva”, afirmou.
O novo comandante demonstrou satisfação com a missão recebida: “A minha satisfação, a minha honra é muito grande de retornar a essa brigada, que é uma força de emprego estratégica do Exército, capaz de atuar em todo o território nacional. E é uma força de prontidão no comando militar do Norte”.
Sobre seus planos para a brigada, o general foi claro: “Nosso projeto é manter a excelência do trabalho que vem sendo feito pelo general Veiga e agora dar prosseguimento no mesmo sentido, mantendo a brigada no seu mais alto nível de operacionalidade e prontidão”.
Integração com a comunidade
O general Ênio também destacou a importância da relação entre o Exército e a sociedade local. “A integração entre o Exército Brasileiro e a sociedade aqui em Marabá é muito grande. O Exército já está aqui há mais de 50 anos. É a nossa brigada e, com certeza, esse é um dos nossos objetivos”, afirmou.
A solenidade também foi prestigiada por autoridades e pelo general Maurício de Souza, um dos recentes ex-comandantes da brigada e atual titular da Subchefia de Logística Estratégica do Exército.
Amazônia
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, conhecida como “Brigada Marechal Soares de Andrea”, é uma das mais importantes e estratégicas do Exército Brasileiro. Considerada a maior e mais poderosa brigada da Amazônia, ela é uma das seis brigadas de emprego estratégico do país.
Com um efetivo de aproximadamente 4.600 militares, a unidade é composta por 11 organizações militares subordinadas, distribuídas em cidades estratégicas como Marabá, Imperatriz (MA), Altamira, Itaituba e Tucuruí. Sua estrutura robusta inclui batalhões de infantaria, um grupo de artilharia de campanha, um batalhão logístico, um esquadrão de cavalaria e companhias de engenharia e comunicações, o que a torna a mais completa brigada de selva da América Latina.correiodecarajas.com.br
Sua missão principal é garantir a soberania nacional e a defesa dos grandes projetos na região sul e sudeste da Amazônia, além de atuar em operações de garantia da lei e da ordem e estimular o desenvolvimento regional.


