Correio de Carajás

Garimpeiros bloqueiam rodovia para impedir comboio das Forças Armadas

Agentes deveriam prestar apoio à ação da PF de combate a garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Kayapó, no sul do estado. Uma ponte foi queimada e um buraco foi aberto com uma escavadeira na PA-287.

Garimpeiros tentaram impedir um comboio do Exército e da Força Nacional de apoiar operação da Polícia Federal, de combate a garimpos ilegais dentro da Terra Indígena Kayapó, no Pará. O grupo interditou a rodovia PA-287, entre as cidades de Cumaru do Norte e Redenção, no sul do estado.

Garimpeiros protestam contra operação federal no Pará. — Foto: Reprodução / Elion
Garimpeiros protestam contra operação federal no Pará. — Foto: Reprodução / Elion

Uma ponte foi queimada e uma retroescavadeira foi utilizada para abrir um buraco na estrada, de acordo com a Prefeitura de Cumaru do Norte. O prefeito da cidade, Nego (MDB), chegou a tentar mediar a eminência de conflito no local, ocorrida na segunda (23).

A operação da PF utiliza helicópteros para chegar às áreas exploradas ilegalmente. Na tarde de segunda (23), agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis queimaram maquinários no garimpo conhecido como Maria Bonita, que fica dentro de área indígena. Os garimpeiros ilegais fugiram antes da chegada da equipe.

Leia mais:

No último sábado (21), as equipes apreenderam três caminhões, que levavam cerca de 59 mil litros de diesel, combustível que seria utilizado pelo garimpo ilegal na área indígena. É a segunda apreensão de carga ilegal feita na mesma região, apenas no início deste segundo semestre.

Segundo a PF, a ação partiu de uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal de Redenção, sudeste do Pará.

Na abordagem, foram identificados três caminhões, um com 45 mil litros, outro com 6 mil litros e o terceiro, com 8 mil litros de diesel. Também foram encontrados um motor, 50 munições ponto 40 e mantimentos, que seriam transportados para abastecimento das atividades do garimpo ilegal.

Na operação, três homens foram presos em flagrante e encaminhados ao presídio de Redenção, onde permanecem à disposição da Justiça Federal.

Polícia Federal apreende combustível ilegal em Redenção, sudeste paraense. — Foto: Ascom Polícia Federal

Prorrogação

As Forças Armadas informaram, na noite desta terça, que vão prorrogar a permanência na Amazônia Legal.

Segundo nota, a Operação de Garantia da Lei e da Ordem estava prevista inicialmente para ocorrer do dia 28 de junho até 31 de agosto, em 26 municípios nos estados de Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

O anúncio da renovação da operação de “GLO Samaúma” foi feito pelo vice-presidente Hamilton Mourão, na 6ª reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Mourão disse que a presença dos militares é fundamental em período de intensificação do desmatamento e incêndios florestais.

Segundo o vice-presidente, o próximo compromisso do Conselho da Amazônia será uma viagem com embaixadores para a Amazônia Oriental. A expedição está prevista para os dias 8, 9 e 10 de setembro.

Militares inutilizam instalações de suporte ao garimpo e desmatamento ilegal em terra indígena no Pará. — Foto: Reprodução / Comando Conjunto Norte
Militares inutilizam instalações de suporte ao garimpo e desmatamento ilegal em terra indígena no Pará. — Foto: Reprodução / Comando Conjunto Norte

(Fonte:G1)