Correio de Carajás

Galeria virtual reúne obras de 24 artistas plásticos de Parauapebas

A galeria faz parte do Salão de Artes Movimenta Pebas e pode ser acessada

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o Movimenta Pebas lançou a galeria virtual, com obras dos 24 artistas plásticos de Parauapebas selecionados nesta segunda edição do projeto. A mostra on-line, que pode ser acessada no site movimentapebas.art.br, reúne pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras e esculturas.

O Salão de Artes faz parte do Movimenta Pebas, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os artistas que integram o salão foram selecionados entre os 40 artistas inscritos em edital do projeto. A avaliação foi feita por um júri especializado formado por Afonso Camargo, André Amparo, Camila Buzelin, Davi DMS e Isabela Prado e se baseou em critérios como qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade e adequação à temática proposta.

“É muito evidente a diversidade de linguagens dos trabalhos. Nos surpreendemos com a qualidade e com a variedade de abordagens artísticas e, por isso, ressaltamos a valorização da produção dos artistas locais”, explica Isabela Prado, que é mestre em artes.

Leia mais:

Os participantes da galeria virtual são: Adriele Ravena, Arielson, ArtZé, Bruna Matos, Dipaula, Elivan, Eva Wendy, Fernando Faria, Franart, Iramar Art, Lucas Couto, Mandie Gil, Márcia Barroso, Maurício Martins, Natany Rodrigues, Queijinho, R. Ferreira Gomes, Roberlan Moraes, Roberto Sousa, Robson Lima, Sansão Antcorpus, Sementinha Ateliê, Tito Ferreira e Vanessa Soares.

Cada artista pôde inscrever até cinco obras, sendo que uma delas traz como temática as “Expressões do Norte”, em referência às manifestações culturais e saberes de quem vive no Norte brasileiro.

Dos 24 artistas que terão suas obras expostas na galeria virtual, cinco deles se destacaram e, com isso, participaram do 1º Salão de Artes Movimenta Pebas. A mostra presencial ocorreu entre os dias 6 e 20 de agosto, no Centro Cultural Parauapebas, e contou com o trabalho de Iramar Gomes, Natany Rodrigues, Roberlan Moraes, Robson Lima e Vanessa Soares.

Movimenta Pebas

Além das ações na área de artes plásticas, o projeto já promoveu uma oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais em Parauapebas e, até outubro, realiza oficinas de danças populares e folclóricas com a participação da comunidade. Também estão programadas ações nas áreas da música e do teatro. (Divulgação)