Correio de Carajás

Futuro prefeito, Everton Macias promete fortalecer Nova Ipixuna

Em entrevista exclusiva para jornalistas do GRUPO CORREIO, o jovem recém-eleito aponta os caminhos de sua gestão a partir de janeiro de 2025

Prefeito Everton Macias promete implementar duas refeição para estudantes da zona rural de Nova Ipixuna

Everton Macias, prefeito eleito de Nova Ipixuna com quase de 52% dos votos válidos, se prepara para assumir a gestão do município em continuidade ao trabalho da atual prefeita, Maria da Graça Medeiros, e com o apoio do MDB, partido que se mantém na gestão daquele município por três mandados consecutivos. O político esteve na redação do Portal Correio de Carajás e na Rádio Correio FM na tarde desta terça-feira (19) e falou um pouco sobre suas propostas como futuro gestor do município, localizado a 50 km de Marabá.

Aos 42 anos e com uma trajetória consolidada na política local, incluindo experiências como vice-prefeito e secretário de Obras, Everton assume que teve grande ajuda da atual prefeito, Maria da Graça Medeiros Matos.

Ao agradecer a confiança depositada pelos eleitores, o prefeito eleito falou da importância do apoio do governo estadual e dos sete vereadores de sua base, o que, segundo ele, oferecerá uma estrutura estável para iniciar seu mandato. “Agora é trabalhar. Temos muito serviço pela frente”, declarou. Everton já havia tentado ser prefeito anteriormente, mas sem sucesso. Dessa vez, após intensa campanha e apoio da prefeita, conseguiu consolidar a vitória.

Leia mais:

AGRICULTURA

Com grande parte de sua extensão composta por zona rural e mais de 1.000 km de estradas vicinais, Nova Ipixuna apresenta desafios significativos para a administração pública. O prefeito eleito ressaltou a necessidade de fortalecer a agricultura local, apostando no potencial hídrico e nas terras férteis como elementos essenciais para desenvolver a economia e gerar empregos na região. Para ele, investir na produção agrícola é um caminho para garantir melhores condições financeiras ao município.

Entre as áreas que Everton considera prioritárias está a educação, com destaque para o transporte escolar e a merenda, especialmente pela grande distância percorrida por muitos estudantes da zona rural. “Tem alunos que saem de casa às 10h e só chegam às 13h à escola. Precisamos garantir alimentação adequada para que eles tenham energia para o aprendizado”, comentou, frisando a importância de um suporte nutricional que contribua para o desempenho dos alunos e apontando que deverá implementar outra refeição nas escolas do campo.

O prefeito veio à Redação do Correio acompanhado do vereador Emerson da Líder, de Nova Ipixuna

EDUCAÇÃO

A valorização dos profissionais da educação também é uma meta de sua gestão. Everton afirma que fará um estudo para tentar viabilizar o pagamento do piso salarial aos professores, além de investir em capacitação para qualificar ainda mais a equipe docente. Além disso, há planos para construir uma creche de tempo integral e ampliar a oferta de cursos universitários no município, visando oferecer mais oportunidades educacionais aos jovens da cidade.

Mesmo com experiência prévia na estrutura administrativa, Everton está promovendo uma transição organizada. Segundo ele, a atual prefeita, Maria da Graça, está colaborando para que a nova gestão encontre as contas e o funcionalismo em dia, proporcionando uma base financeira equilibrada para os primeiros meses de trabalho.

O novo prefeito também está em diálogo com os partidos aliados para definir o secretariado, dando ênfase à valorização dos profissionais locais. “Nova Ipixuna, atualmente, tem uma equipe qualificada, com médicos, técnicos e professores formados no município, e vamos priorizar essa mão de obra local para o nosso secretariado”, afirmou.

SAÚDE

A área da saúde é outra que figura como prioridade. Diferente de outras cidades que dependem muito de Marabá para atendimento médico, Nova Ipixuna conta com um hospital estadual, o que ele considera uma vantagem estratégica, mas não a solução em si. Ao final, enfatizou a importância de manter essa estrutura funcionando para reduzir os encaminhamentos a outras localidades, especialmente Marabá, e assim, aliviar o sistema de saúde regional. “Vamos ganhar um novo hospital em breve, mais moderno, que vai realizar pequenas cirurgias. Certamente será um avanço para nós”, sustenta.

(Ulisses Pompeu, Leverson Oliveira e Thays Araujo)