Correio de Carajás

Futebol feminino com 16 times é uma das novidades de Los Angeles 2028

COI intensifica igualdade de gênero em programa da próxima Olimpíada

Foto: Reprodução X / IOC Media

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou novidades no programa de eventos e vagas de atletas na Olimpíada de Los Angeles 2028, após aprovação nesta quarta-feira (9) no conselho executivo da entidade. A atenção à igualdade de gênero norteou a decisão do total de vagas aos atletas (homens e mulheres) e o número de provas em cada modalidade. Entre as inovações nos esportes coletivos, está o aumento de 12 para 16 seleções na disputa do futebol feminino (Sub 23), enquanto no masculino o total de times foi reduzido de 16 para 12 equipes. Os Jogos., programados para o período de 14 a 30 de julho de 2028, terão cinco novas modalidades em Los Angeles:  beisebol, críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash.

“Temos visto a competitividade do jogo feminino, não apenas no nível de elite, mas também para a qualificação às Copas do Mundo femininas e torneios olímpicos femininos. Vemos algumas das equipes que não chegaram a Paris no torneio olímpico. Portanto, é extremamente competitivo, com um crescimento incrível em popularidade. Vemos as multidões assistindo, a cobertura da mídia e os números de transmissão em todo o mundo. Portanto, não há lugar melhor para fazermos essa mudança do que nos EUA. E realmente simboliza, eu acho, o progresso no esporte feminino em todo o mundo e algo para se estar realmente animado”, pontuou Kit McConnell, diretor de esportes do COI, durante entrevista coletiva.

No polo aquático, a competição feminina será acrescida de duas equipes, totalizado 12 times – mesma quantidade que já existe no masculino.

Leia mais:

Também foram incluídas novas provas em competições de várias modalidades. Na natação, haverá disputas olímpicas de 50 metros em todos os estilos (livre, costas, peito e borboleta). Antes, até os Jogos de Paris 2024, o programa previa somente os 50m livre.

No atletismo, a marcha atlética mista por equipes foi retirada do programa de Los Angeles 2028, que terá apenas as disputas individuais. Além dos tradicionais revezamentos em cada gênero (feminino e masculino), a edição de Los Angeles terá a nova prova de revezamento misto.

O programa olímpico LA28 traz uma nova prova: o remo costal, que será disputado nos dois gêneros, e também no double sculls misto (skiff duplo).  Tanto o remo, quanto a ginástica artística, o golfe e o tênis de mesa ganharam novas disputas por equipes mistas.

Ainda no tênis de mesa, após um hiato de 24 anos, a competição em Los Angeles terá a volta das duplas masculinas e femininas. No entanto, não ocorrerá disputas por equipes tanto no feminino, quanto no masculino.

Outra novidade é o acréscimo de times no basquete 3×3, que subirá de oito para 12 equipes em cada gênero em Los Angeles 2028.

Com as mudanças apresentadas pelo COI nesta quarta (9), está prevista a participação inicial de 10.500 atletas (5.333 mulheres e 5.167 homens). Dos 351 eventos programados, 161 serão do gênero feminino e 165 do masculino, além de  25 eventos mistos.

(Agência Brasil)