📅 Publicado em 05/01/2026 13h28✏️ Atualizado em 06/01/2026 08h27
Os quatro primeiros dias de 2026 foram marcados por atos criminosos em Marabá. Uma série de ataques ao patrimônio público prejudicou o funcionamento de serviços essenciais no município.
Uma situação grave foi registrada no Centro de Especialidades, no núcleo Cidade Nova. Por lá, funcionários notaram falta de internet e cheiro de queimado na sexta-feira (2). Já no dia seguinte, sábado (3), um incêndio atingiu o prédio, sendo contido pelo Corpo de Bombeiros. Técnicos da Equatorial estiveram no local confirmaram que o fogo foi consequência direta do furto da fiação de energia elétrica do imóvel.
Já no Hospital Municipal de Marabá (HMM), uma tentativa de furto na noite de sexta-feira (2) paralisou equipamentos importantes. A coordenação do Centro de Material e Esterilização (CME) notou o problema quando a máquina autoclave (responsável por esterilizar materiais cirúrgicos) desligou de forma abrupta.
Leia mais:Agentes da Guarda Municipal estiveram no local para averiguação da situação e constataram que os fios haviam sido cortados, embora não tenham sido levados. Os suspeitos fugiram e o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil como “furto qualificado – abuso de confiança”.
Nem a decoração natalina foi poupada. No 1º dia do ano, quinta-feira, Eduardo Oliveira Parentes foi preso em flagrante pela Guarda Municipal na entrada do núcleo Marabá Pioneira. Ele portava uma faca de mesa e duas sacolas cheias de fios retirados da árvore de Natal da cidade. O suspeito foi conduzido à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
INUSITADO
No sábado (3), a Polícia Militar prendeu Pedro Inácio Bezerra, suspeito de furtar uma motocicleta dentro de um parque de diversões no núcleo São Félix. O crime ocorreu após o suspeito ganhar a confiança da vítima.
Segundo o boletim de ocorrência, a mulher estava em um dos brinquedos quando um funcionário, o próprio Pedro, alertou que a chave da moto dela poderia cair do bolso e se ofereceu para guardar o objeto. Ao descer do brinquedo, a mulher percebeu que o funcionário havia desaparecido e levado sua Honda Biz azul.
A PM foi acionada e localizou o suspeito na cabeceira da ponte sobre o Rio Tocantins, sentido Nova Marabá. Ele desobedeceu à ordem de parada e tentou fugir, mas perdeu o equilíbrio e caiu, sofrendo ferimentos leves. Ele foi preso e a moto recuperada.
NO COMÉRCIO
Já na tarde deste domingo (4), Flávio Duarte Ferreira foi detido ao tentar sair de uma loja de departamentos, localizada na Rodovia Transamazônica, com produtos furtados.
O sistema de monitoramento do estabelecimento flagrou o suspeito, que já havia sido visto mais cedo no local, enchendo duas bolsas pretas com equipamentos. Ele tentou sair sem pagar, mas foi abordado pelos seguranças na parte externa. A PM foi chamada para conduzir o suspeito à delegacia. (Com informações de Evangelista Rocha e Polícia Civil)
