Servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) ameaçam deflagrar greve a partir de amanhã, quarta-feira (8), em todo o Brasil. O Comando Nacional de Mobilização e Negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) solicitou que os servidores participem de forma maciça das assembleias realizadas hoje, terça (7).
De acordo com a entidade, a ideia é preparar a maior greve em defesa dos empregos e dos direitos históricos da categoria. “A ECT está promovendo o sucateamento não somente da empresa, mas da vida dos próprios empregados, com o desrespeito às lutas passadas e às conquistas alcançadas”, diz nota divulgada na última semana.
Também hoje, o Tribunal Superior do Trabalho fez proposta de conciliação para tentar evitar greve. Foi oferecida a manutenção dos termos do acordo coletivo de 2017/2018 e o ajuste salarial pela inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em contrapartida, os trabalhadores terão que desistir da paralisação. A decisão deverá ser tomada em assembleias da categoria.
Leia mais:Os funcionários dos Correios cobram reajuste de 8% e mais R$ 300. Até o momento, a propôs apenas reajuste salarial de 1,58% e, em seguida, de apenas 2,21%, mais exclusões de benefícios considerados importantes para os trabalhadores. (Luciana Marschall)