Correio de Carajás

Frango em números: Brasil é o maior exportador e China, maior cliente

O Ministério da Agricultura e Pecuária identificou um foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Estado é o 3° maior produtor e exportador do país.

Foto: Freepik

Maior exportador de frangos do mundo, o Brasil identificou o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial nesta quinta-feira (15), segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O caso ocorreu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O estado é o terceiro maior produtor e exportador de carne de frango brasileira.

Raio X da produção e venda de carne de frango do Brasil — Foto: Arte g1
Raio X da produção e venda de carne de frango do Brasil — Foto: Arte g1

✈️ As exportações brasileiras vêm crescendo desde 2018, quando o volume foi de 4.101 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Leia mais:

🐔Apesar de ser o grande exportador mundial, a maior parte do que o Brasil produz fica no próprio país, representando 64,64% da produção. Cada brasileiro consome cerca de 45 kg da ave por ano, de acordo com a ABPA.

Veja onde fica Montenegro, município com o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil — Foto: Arte g1
Veja onde fica Montenegro, município com o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil — Foto: Arte g1

Caso inédito

 

Segundo o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país.

Casos da doença registrados anteriormente no Brasil ocorreram em aves silvestres, ou seja, que vivem soltas na natureza, e em criações para subsistência, que não são comerciais.

Em 2023, por conta desses focos, o Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária no país.

O vírus da gripe aviária, H5N1, circula desde 2006, especialmente na Ásia, na África e no Norte da Europa.

“Nós tivemos a chegada deste vírus em aves migratórias, silvestres, há exatos 2 anos, e tínhamos, infelizmente, a convicção de que chegaria a granjas comerciais”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro à GloboNews.

Os Estados Unidos sofreram recentemente com os casos de contaminação em granjas, o que levou à morte de centenas de milhares de aves e fez o preço dos ovos disparar naquele país. Com isso, os EUA passaram a comprar este alimento do Brasil.

(Fonte:G1)