A Secretaria de Turismo de Marabá (Semtur) sediou esta semana a primeira reunião do Fórum Tur Regional que pretende definir as medidas iniciais com o intuído de fortalecer o turismo na região. O evento contou com a presença de empresários ligados ao setor, do secretário de Turismo de Marabá, Ricardo Pugliese, que também preside Fórum Tur, além de representantes dos municípios que fazem parte da iniciativa.
O Fórum Tur Carajás é formado por um conjunto de 15 municípios inseridos na região do Araguaia Tocantins: Marabá, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Parauapebas, Palestina do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, entre outros.
Na reunião foram definidos plano de ações para a implementação do turismo desses municípios. Segundo a assessora de Turismo da Semtur e diretora do Fórum Tur Regional Carajás Isis Mourão, os representantes dos municípios deverão fazer um catálogo com informações relevantes sobre pontos turísticos e potencialidades, incluindo os atrativos que cada localidade tem, montando um perfil completo de cada região, a fim de que se estabeleça roteiros e produtos turísticos.
Leia mais:O objetivo do projeto é promover um turismo integrado entre os municípios da região, com atrativos a partir da elaboração de um calendário de eventos comum, que contemple modalidades de turismo, como o religioso, a exemplo do Círio ou o gastronômico, como já vem ocorrendo em Marabá.
“Quanto mais você desenvolve, quanto mais você fortalece e fomenta, o turismo vai gerar um fluxo de visitantes e isso vai fazer com que aumente a demanda do setor de transportes, do setor de hotéis, de agentes de viagens. Assim, a mão de obra e o emprego são gerados e aquece a economia”.
O turismo de negócios
Isis lembra que Marabá já é conhecida pelo turismo de negócios que ocorre o ano inteiro e responsável pela ocupação nos hotéis da região, seja de representantes de empresas ou de trabalhadores de empresas terceirizadas.
“O ano inteiro é certo que a gente tenha uma ocupação hoteleira de homens de negócios. Isso é uma constatação, porém, não é um segmento que a gente venda como pacote. A gente trabalha ele pra agregar ao lazer e outros atrativos que a cidade oferece”.
Para fomentar ainda mais esse segmento, contudo, Isis alerta que os donos de hotéis, restaurantes, bares e entre outros estabelecimentos invistam na capacitação profissional de seus colaboradores para aprimorar a qualidade dos serviços.
O foco do Fórum é elaborar produtos para que sejam vendidos em outras praças, visando a divulgação do turismo em Marabá. Questionada sobre prazos para a implementação dessas medidas, a assessora foi enfática ao dizer que ainda não há uma data estabelecidas. Uma das razões é que alguns dos município que integram o projeto ainda não têm secretaria de Turismo para realizar as ações.
“Nós vimos grandes municípios com dificuldades de poder participar; município que não tem ninguém representando o turismo. Então, a gemente tá provocando essa região. Esse é o momento de a gente integrar essa região e de trabalhar o desenvolvimento turístico nos municípios”. (Adriana Oliveira)