A partir desta segunda-feira (24), o Fórum Juiz José Elias Monteiro Lopes, sede da Comarca de Marabá, retoma o atendimento a cidadãos no horário das 9h às 13h. Advogados, defensores, procuradores e membros do Ministério Público estão autorizados a ingressar nas instalações do Poder Judiciário desde a semana passada.
Todos são submetidos aos protocolos sanitários, entre eles o uso de máscaras de proteção facial. Pela manhã, logo no início do expediente, dezenas de pessoas solicitavam acesso e formaram uma longa fila em frente ao Fórum.
De acordo com o servidor Alan de Jesus Oliveira Santis, diretor de secretaria, só será permitido o ingresso do cidadão que de fato tenha demandas a resolver na unidade. “Busca de documentos, agendamento na Vara de Execuções Penais e outros estão entre os serviços que o público externo pode solicitar aqui”, sustenta.
Leia mais:Ainda conforme Santis, em nenhum momento o Fórum travou as atividades durante a quarentena, mesmo com a adoção do teletrabalho pelos servidores. Todos seguiram com as atividades de casa, em constante contato por e-mail, WhatsApp e outros canais interativos.
Atualmente, o Fórum de Marabá possui cerca de 45 mil processos em tramitação nas 11 varas e no Juizado Especial Penal Ambiental. O local possui 120 colaboradores, entre magistrados, servidores e estagiários.
Mesmo com o retorno do expediente, as sessões do Tribunal do Júri continuam suspensas. A decisão foi assumida pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no início da pandemia. A previsão é de que os julgamentos voltem em outubro. (Da Redação/Informações de Josseli Carvalho)