Correio de Carajás

Fórmula 1 2025 terá maior número de novatos titulares desde 2010; veja quem são

Além do brasileiro Gabriel Bortoleto, outros cinco jovens vão iniciar uma temporada como titulares pela primeira vez. Média de idade das promessas é de apenas 20,3 anos

Gabriel Bortoleto comemora o título da Fórmula 2 com a bandeira brasileira em Abu Dhabi — Foto: James Sutton/Formula Motorsport Limited via Getty Images

A nova geração chegou com tudo na Fórmula 1. A categoria de elite do automobilismo europeu terá seis pilotos que vão iniciar uma temporada como titulares pela primeira vez em 2025: além do brasileiro Gabriel Bortoleto, se juntam de forma definitiva ao grid o inglês Oliver Bearman, o italiano Andrea Kimi Antonelli, o francês Isack Hadjar, o australiano Jack Doohan e o neozelandês Liam Lawson.

Lawson fez suas primeiras provas ainda em 2023, mas só assumiu de fato a vaga na RB no fim da F1 2024. Doohan, por sua vez, havia sido contratado para 2025, mas a Alpine antecipou a saída de Esteban Ocon e deu uma chance ao novato no GP de Abu Dhabi, que fechou a atual temporada. Contudo, como ainda não iniciaram um campeonato como titulares, contam para essa lista.

O número de pilotos estreando como titulares é o maior desde 2010. Naquele campeonato, foram sete nomes a iniciarem a temporada desta forma: os brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi, Vitaly Petrov, Kamui Kobayashi, Karun Chandhok, Jaime Alguersuari e Nico Hulkenberg – único dessa leva que segue no grid para 2025. O alemão, aliás, será companheiro de equipe do estreante Gabriel Bortoleto. Kobayashi e Alguersuari já haviam disputado provas em 2009, mas entraram na parte final do ano.

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A média de idade dos pilotos que vão estrear também é bastante baixa: 20,3 anos. Os novos rostos na Fórmula 1 refletem a tendência das equipes de contratar automobilistas promissores cada vez mais cedo. De 2015 para cá, apenas em 2017 a média foi menor: 19 anos. Naquele ano, apenas Lance Stroll e Esteban Ocon fizeram estreias com a titularidade. O canadense tinha 18 anos, e o francês estava com 20.

Uma das curiosidades em relação aos novatos do atual grid é a presença de Fernando Alonso. Todos os seis estreantes como titulares na temporada ainda não eram nascidos quando o bicampeão da F1 deu seus primeiros passos na categoria. O espanhol de 43 anos iniciou em 2001 pela extinta Minardi.

Gabriel Bortoleto

 

O paulista de Osasco será o primeiro piloto brasileiro na Fórmula 1 desde 2017. Aos 20 anos de idade, ele chega à categoria após conquistar os títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em sequência – o último deles assegurado nesta temporada contra outro debutante, Isack Hadjar. A conquista aconteceu no GP de Abu Dhabi, o último do ano. Ele também foi eleito o ‘Novato do Ano’ em premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Bibi, como é conhecido pelos amigos, será piloto da Sauber, que terminou na última colocação entre os construtores na atual temporada e fará dupla com Nico Hulkenberg. Além disso, Bortoleto foi piloto da academia da McLaren e é assessorado há dois anos por Fernando Alonso.

Gabriel Bortoleto celebra título da Fórmula 2 em 2024, na etapa de Abu Dhabi — Foto: Clive Mason/Getty Images
Gabriel Bortoleto celebra título da Fórmula 2 em 2024, na etapa de Abu Dhabi — Foto: Clive Mason/Getty Images

A família de Gabriel é bastante ligada ao automobilismo. Ele é irmão caçula de Enzo Bortoleto, que também é piloto com passagens pela Fórmula 3 Britânica e Porsche Cup, fundador da equipe KTF Sports e trabalha hoje no setor técnico da Stock Car, principal categoria de automobilismo do Brasil.

Andrea Kimi Antonelli

 

O jovem prodígio é o mais novo dos seis estreantes de 2025: nasceu em 2006 e tem apenas 18 anos. Além de carregar o nome de um campeão mundial (Kimi Raikkonen), ainda terá a responsabilidade de substituir Lewis Hamilton na Mercedes – o inglês irá para a Ferrari.

Andrea Kimi Antonelli no GP da Itália de F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Andrea Kimi Antonelli no GP da Itália de F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O adolescente da região da Bolonha, na Itália, é considerado como o “novo Max Verstappen”. Assim como o tetracampeão fez em 2015, Antonelli chegará à principal categoria do automobilismo depois de queimar algumas etapas – Max não chegou a correr na Fórmula 2, e Kimi pulou a Fórmula 3. Na atual temporada, o novato disputou a F2 pela Prema e terminou na sexta colocação.

Kimi Antonelli fará dupla com George Russell nas Flechas de Prata, e a ascensão meteórica do italiano se deu sem negligenciar os estudos. Com insistência da família, o jovem ouviu do pai que não poderia andar de kart se fosse mal na escola. Kimi tem uma média excelente no ensino médio, de acordo com o diretor da instituição em que estuda.

Oliver Bearman

 

O inglês de 19 anos era reserva da equipe Haas em 2024 e irá assumir uma vaga de titular no ano que vem, mas esteve mais envolvido na Fórmula 1 do que o normal para um piloto substituto na atual temporada – Ollie participou de três corridas por duas escuderias diferentes. Na Arábia Saudita, ele fez prova pela Ferrari ao substituir Carlos Sainz, que passou por cirurgia de apendicite. O bom desempenho e o sétimo lugar na prova fizeram com que a Haas desse uma oportunidade fixa ao jovem.

Oliver Bearman foi décimo colocado na classificação sprint do GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images
Oliver Bearman foi décimo colocado na classificação sprint do GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Bearman ainda fez mais duas corridas pela Haas, ambas substituindo Kevin Magnussen. Primeiro, no Azerbaijão, o dinamarquês foi suspenso ao chegar aos 12 pontos de punição na superlicença. Depois, no GP de São Paulo, assumiu o lugar após o titular sentir mal-estar. O inglês terminou em décimo em Baku e pontuou.

O britânico começou a competir de kart em 2013, foi campeão da modalidade e estreou nos carros de fórmula em 2020 na Fórmula 4 alemã e na F4 italiana. Campeão de ambas em 2021, migrou no ano seguinte para a F3. Ollie estreou na Fórmula 2 em 2023 e acabou na sexta posição. Nesta temporada, correu ao lado de Kimi Antonelli pela Prema e acabou em 12º.

Jack Doohan

 

Aos 21 anos de idade, Doohan vai assumir a vaga de Esteban Ocon na Alpine após passar o ano de 2024 como reserva. Na verdade, a estreia do australiano foi antecipada: a equipe francesa optou por dispensar Ocon e deu o posto ao jovem no GP de Abu Dhabi, o último da temporada. O garoto foi o 15º colocado no circuito de Yas Marina.

Jack Doohan venceu corrida 2 da F2 na Bélgica, com Fittipaldi no pódio — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Jack Doohan venceu corrida 2 da F2 na Bélgica, com Fittipaldi no pódio — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Doohan será o primeiro piloto da academia da Alpine a conseguir um assento na Fórmula 1. Vice-campeão da F3 em 2021, o piloto australiano conquistou seis vitórias em dois anos de Fórmula 2. Além disso, Jack é filho de Mick Doohan, pentacampeão mundial na categoria 500 cilindradas de motociclismo.

Isack Hadjar

 

Anunciado como novo piloto da RB nesta sexta-feira (20), o franco-argelino foi o grande rival de Gabriel Bortoleto na atual temporada da Fórmula 2. O jovem de 20 anos fecha o grid da Fórmula 1 em 2025; a ida de Liam Lawson para a RBR abriu espaço para a contratação do vice-campeão da F2.

Isack Hadjar no teste de pós-temporada da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Isack Hadjar no teste de pós-temporada da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Aos 15 anos, Hadjar estreou na F4 Francesa e competiu na categoria em duas temporadas, com direito a um terceiro lugar em 2020. Depois, foi eleito o novato do ano na Fórmula Regional Europeia e passou também pela Fórmula Regional Asiática e Fórmula 3. Em 2023, fez sua estreia na Fórmula 2 e terminou o campeonato em 14º lugar, apesar de ter vencido a corrida sprint na Holanda.

Mas foi na atual temporada que Isack se destacou e passou muito perto de ser campeão da F2. Após liderar parte do campeonato, acabou ultrapassado por Bortoleto; entretanto, chegou à última corrida do ano, em Abu Dhabi, com apenas 0,5 ponto de desvantagem para o brasileiro. Hadjar só não esperava a largada desastrosa que viveu: o carro engasgou e ele teve que ir para os boxes. Em último com enorme distância para o rival, não pôde atacar e viu Gabriel ser campeão.

Liam Lawson

 

Com 22 anos de idade, Lawson é o mais velho dos seis nomes que serão titulares pela primeira vez na Fórmula 1 em 2025. Além disso, o neozelandês também é o que tem mais experiência na F1 entre os novatos. Foram 11 corridas pela principal categoria do automobilismo europeu, e o desempenho dele fez com que a RBR o contratasse para o lugar do mexicano Sergio Pérez.

Liam Lawson no GP de Abu Dhabi da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Liam Lawson no GP de Abu Dhabi da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A primeira experiência de Lawson na F1 foi em 2023, quando substituiu o lesionado Daniel Ricciardo por cinco corridas e chegou a pontuar em Singapura, ao terminar em nono. Depois, o jovem retornou ao posto de reserva da RB. Uma nova oportunidade apareceu em 2024, com a demissão do veterano australiano. Assim, Liam tornou-se titular nas últimas seis provas do ano e somou quatro tentos: dois nos Estados Unidos e mais dois em São Paulo.

O caminho de Lawson para ir à Fórmula 1 começou ainda no kart. Depois de disputar campeonatos de base em monopostos, Liam venceu a Formula Regional Oceania e conquistou uma vaga na Fórmula 3, em 2020 – já como membro da academia de pilotos da RBR. Depois de dois anos na F3, subiu para a Fórmula 2 e acabou a temporada de 2022 na terceira posição. Em 2023, conciliou os testes na RB com a disputa da Super Fórmula japonesa e foi vice-campeão.

(Fonte:G1)