O início das atividades dos 200 agentes da Força Nacional vai ser apresentado hoje, às 16h, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A presença das tropas na Região Metropolitana de Belém (RMB) é resultado de um pedido feito pelo governador Helder Barbalho ao ministro da Justiça Sergio Moro. A solicitação teve o objetivo de reduzir os altos índices de criminalidades existentes.
Aconteceu nesta tarde, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a apresentação do início das atividades da Força Nacional na Região Metropolitana de Belém (RMB), feita pelo governador Helder Barbalho.
Ao todo, 200 agentes da tropa federal vão atuar em 44 viaturas em sete bairros da RMB, sendo cinco na capital paraense, e em áreas críticas de Ananindeua e Marituba. Inicialmente, os agentes da Força Nacional atuarão na implantação dos primeiros territórios de pacificação, projeto do Governo do Estado para redução dos índices de criminalidade.
Leia mais:A tropa começou a chegar no Pará na última sexta-feira (22). Os agentes começaram a chegar a Belém por diversas rotas e meios, em dias alternados, vindos de Itaituba, no sudoeste paraense; do estado de Sergipe, no nordeste brasileiro; e de Brasília, Distrito Federal. O local do alojamento onde ficarão instalados os agentes federais não será informado por questões de segurança.
De acordo com o plano de trabalho, nas áreas já determinadas pelo Governo do Pará, por meio dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, o emprego da Força Nacional ocorrerá durante 90 dias, que poderão ser prorrogados se houver necessidade. A atuação se dará tanto nas ações de policiamento ostensivo quanto em áreas como a polícia judiciária e na perícia forense.
O pedido dos agentes da Força Nacional foi feito através do ofício 001/2019, no último dia 2 de janeiro, como primeiro ato do governador Helder Barbalho, após tomar posse. (Agência Pará)