O final de semana registrou dois casos que revelam a importância do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Um homem foi preso por esfaquear outro, enquanto um indivíduo foi preso por furtar uma moto. Quando o nome deles foi lançado no BNMP, foi descoberto que todos os dois eram foragidos do Maranhão, por outros crimes cometidos no vizinho Estado e estavam aqui em Marabá, no Pará, vivendo como se não devessem nada à Justiça. Mas agora devem ser mandados de volta e responder por seus delitos.
O primeiro caso aconteceu no início da tarde de domingo (1º), na Feira da Folha 28, em um bar nas proximidades da Igreja Católica, onde Alex Logam Costa Santos agrediu a facadas Ozias Soares de Araújo, conhecido como “Pezão”, de 34 anos. O suspeito disse que ia comprar cerveja, quando viu “Pezão” brigando com um amigo dele, Alex. Foi nessa hora que se apoderou de uma faca e saiu em defesa de seu conhecido e atingiu “Pezão” a facadas.
“Pezão”, que vive na rua e já foi preso algumas vezes por furto, ficou estrebuchando no chão e pedindo ajuda, enquanto Alex fugiu. Logo em seguida a Polícia Militar chegou e foi informada por testemunhas e pela própria vítima que o autor das facadas seria Alex, que foi preso em casa, ali mesmo na Folha 28. Ele estava bêbado, segundo a Polícia.
Leia mais:Chegando à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, o nome de Alex Logam foi lançado no BNMP e ficou constatado que ele tem um mandado de prisão aberto em São Luís (MA) pelo crime de furto.
Homicida
O segundo caso aconteceu na madrugada de ontem (2), por volta das 3h, no São Félix Pioneiro, onde a Polícia Militar recebeu informação de que uma moto POP-100 tinha sido furtada. De posse das características da moto (cor e placa), os PMs passaram a vistorias pelo bairro e viram a moto passar na Rua Alto Bonito, pilotada por dois indivíduos.
Ao perceber a aproximação da viatura policial, a dupla abandonou a moto e se embrenhou em um matagal, mas um deles foi capturado. Identificado como Procópio Sanches Júnior, de 30 anos, o indivíduo também foi submetido ao crivo do Banco Nacional de Mandados de Prisão, onde ficou constatado que Procópio é condenado pelo crime de homicídio na cidade de Governador nunes Freire, no Estado do Maranhão.
SAIBA MAIS
Na manhã de ontem (2), delegado Márcio Maio, ao conversar com a Imprensa sobre as ocorrências policiais do final de semana, enalteceu a importância do BNMP, assim como destacou também a integração entre as forças de segurança que atuam no município. (Chagas Filho)