Nos últimos anos, com os avanços da modernidade, ferramentas tecnológicas têm auxiliado os órgãos de segurança pública nas investigações e resoluções de crimes. E foi com a assistência de um desses recursos, uma câmera inteligente, que uma guarnição do Grupamento Tático, da Polícia Militar, efetuou a prisão de Marcos Justino Santana, de 36 anos. Ele era procurado pela Justiça desde 2020 pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Marcos foi abordado pelos policiais militares na BR-230, sentido São Domingos do Araguaia, em frente à sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Na tarde de quinta-feira, 8, a guarnição realizava ronda pelo Km 6, Nova Marabá, em Marabá, quando foi informada de que uma câmera registrou a placa de uma motocicleta Honda Bros e devido seu sistema de inteligência foi identificado que Marco, o proprietário, possui um mandado de prisão em aberto.
Leia mais:A ordem de prisão foi expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado Maranhã, Vara Única de Dom Pedro, em 22 de janeiro de 2020, com pena estipulada de seis anos, dez meses e dez dias.
Tanto Marcos quanto a motocicleta apreendida foram levados para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde será dada sequência nos procedimentos de praxe.
Câmeras inteligentes
Desde o primeiro semestre de 2021 Marabá conta com, pelo menos, nove câmeras de inteligência. Na época o então responsável pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOP), tenente coronel Robert, em entrevista ao CORREIO DE CARAJÁS, detalhou: “Quando um veículo roubado for lançado no sistema da polícia, ela automaticamente identifica, assim como os foragidos da justiça”.
As câmeras estão instaladas em locais estratégicos e uma delas tem giro de 360 graus. Além disso, existe a previsão para instalação de 26 câmeras na cidade. Essas terão até reconhecimento facial. (Luciana Araújo. Colaborou Ana Mangas)