Correio de Carajás

Fogo no Rabo reluz como ouro e fica em 1º lugar na classificação do Grupo A

Quadrilha da Santa Rosa se classificou em primeiro lugar para a grande final, que ocorre no próximo domingo (Foto: Ulisses Pompeu)

Fogo no Rabo reluz como ouro e agarra o primeiro lugar na classificação das juninas do grupo A, no concurso do 37º Festejo Junino de Marabá. A colocação faz jus ao espetáculo que os brincantes apresentaram na arena, repleto de sorrisos, empolgação, sincronia e cores exuberantes.

Os brincantes levaram a mística do garimpo de Serra Pelada para a arena, com direito a muitas trocas de figurino e um enredo que enaltece a história da nossa região.

Com os cinco classificados para a grande disputa, o grupo de elite coloca, definitivamente, um abacaxi nas mãos dos jurados, ao levar de volta para a arena as grandes juninas de 2024.

Leia mais:

Além da Fogo no Rabo, vão para a final: Arretados da Paixão, Arrastão do Amor, Balão de Chita e Fuá da Conceição. Na outra ponta, Splendor Junino e Levada Louca receberam as menores notas e caem para o grupo B em 2025.

Diferente do que aconteceu com os grupos de boi-bumbá e Grupo B, os jurados seguraram a distribuição de nota máxima e o grupo A foi agraciado com alguns 10 ao longo da apuração.

O quesito empolgação foi o responsável por dar a maior nota para as juninas Balão de Chita, Fuá da Conceição, Fogo no Rabo e Arrastão do Amor.

A Arretados da Paixão garantiu um 10 tanto na empolgação, quanto no quesito indumentária.

Em relação às penalidades, a Junina Levada Louca não participou do arrastão cultural e não recebeu 0,5 ponto referente a esse quesito.

O erro do DJ na execução da música na apresentação da Arrastão do Amor não foi contado como penalidade, uma vez que a situação não foi causada pela junina e, por isso, não cabe o desconto de pontos.

Confira a ordem de classificação:

Fogo no Rabo: 60,00;

Arretados da Paixão: 59,90;

Arrastão do Amor: 59,70;

Balão de Chita: 59,60;

Fuá da Conceição: 59,60;

Amor Perfeito: 59,20;

Gigantes do Norte: 58,60;

Sereia da Noite: 58,30;

Splendor Junino: 58,00;

Levada Louca: 57,70;

 

DESTAQUES

Cleiton de Sousa, marcador da Fogo no Rabo, responsável por garantir a empolgação da junina, levou o título de melhor marcador com uma nota de 9,9.

As rainhas Mariane Santos e Bruna Castro, das juninas Arretados da Paixão e Arrastão do Amor, respectivamente, empataram. Ambas receberam nota 10 e vão dividir o prêmio em dinheiro, que é de R$ 400.

A portadora da faixa, entretanto, será Bruna, definida após um sorteio.

Rainha Bruna empatou, com nota 10, e garantiu a faixa em um sorteio (Foto: Ulisses Pompeu)

E quem assegurou o título de melhor casal de noivos foi Wanderson Rego e Narair Renata, emplacando uma reluzente nota 20. Na apresentação da Arrastão do Amor, eles foram exímios representantes do amor junino na arena marabaense.

RAINHA DA DIVERSIDADE

Morgana Salvatore, da junina Arrastão do Amor, foi coroada Rainha da Diversidade 2024. A campeã recebeu três notas 10, ficando com 39,80 no total. Na arena, ela se apresentou sob a temática de Exu.

A brincante Kathy Oeiras recebeu uma penalidade por ultrapassar o tempo e recebeu o desconto de 1 ponto na classificação geral. O representante da junina questionou a punição e afirmou que há registros, em vídeo, de que o cronômetro continuou correndo após a brincante sair da arena. Ele foi orientado a entrar com o documento de protesto contra a punição.

Kathy teve uma nota total de 39,50, que desceu para 38,50 após ter o ponto descontado. Mesmo se a nota maior permanecer após o recurso, não será suficiente para dar o título à brincante.

 

MOMENTOS DA APURAÇÃO

Ao contrário de anos anteriores, na apuração do concurso de grupos juninos de 2024, apenas integrantes da coordenação tiveram acesso ao auditório onde a apuração foi realizada.

Durante vários momentos durante a apuração, Genival Crescêncio, secretário de Cultura, ressaltou as diversas reclamações sobre o horário de cada noite de evento. Problema que o Correio de Carajás pontuou em uma reportagem, onde elencou os diversos comentários negativos que a festa recebe quanto aos atrasos e o término tardio da programação.

Como medida para reverter esse imbróglio, Genival sugere que a partir do próximo ano o Festejo Junino aumente a quantidade de dias. (Luciana Araújo)