Uma das responsáveis por ornamentar a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Círio de Marabá, Maria de Jesus Brito da Costa, 63 anos, trabalha diretamente com a festa religiosa há cinco anos.
Para o retorno da procissão nazarena, no terceiro domingo de outubro, serão usadas aproximadamente cinco mil flores entre crisântemos brancos e verdes, tango, rosas, boca-de-leão e folhagens, que estão armazenadas em uma câmara fria.
A maior parte das flores utilizadas vem dos estados do Ceará e São Paulo. Já as tropicais utilizadas nos arranjos são produzidas na Chácara Maraflor, propriedade de Maria de Jesus.
Leia mais:Ela começou fazendo arranjos para algumas igrejas e empresas que recebiam a visita da imagem peregrina, até que passou para a festa oficial. “Há quatro anos trabalho na ornamentação da berlinda, auxiliando o Francisco Taveira, que é um dos diretores do Círio”, explica Maria.
Dona Maria das Flores, como é conhecida no município, também cuida de todos os arranjos relacionados ao Círio.
No momento em que a reportagem do CORREIO chegou em sua chácara, ela estava colocando dentro do carro um arranjo que será montado na igreja para a Missa Campal e terá 13 metros de comprimento.
“É muito emocionante, a gente ficava realmente emocionada em trabalhar pra Nossa Senhora. Sempre eu via a decoração da berlinda e levava as flores, mas nunca tinha participado da decoração mesmo. Há quatro anos comecei a decorar. Eu fico emocionada. Nossa Senhora significa muito na minha vida. Não tenho mais nada pra pedir, só agradecer por tudo que ela tem me dado”, diz com a voz embargada.
A empresária vive em uma chácara no Núcleo São Félix e por lá planta, colhe e cuida das flores tropicais há mais de 10 anos.
“Comecei a plantar sem compromisso e as pessoas foram vendo os arranjos e gostando, a procura foi aumentando. É muito fácil de cuidar essas plantas. Eu sou apaixonada por elas”, finaliza. (Ana Mangas)